Mais de mil pessoas participaram das atividades referentes ao Novembro Azul, que foram realizadas na praça Arnolfo de Azevedo, no último sábado, 1.
No evento dedicado à saúde do homem, foram oferecidos diversos serviços de saúde e orientações sobre as DST’s e o câncer de próstata. No “Labirinto das Sensações”, mais de 200 pessoas participaram da intervenção artística que teve como objetivo acabar com o preconceito e mostrar a importância do uso do preservativo.
De acordo com a coordenadora do evento, enfermeira Monique Fernandes, o tema DST foi amplamente discutido durante o evento dedicado aos homens pelo grande preconceito e resistência que eles ainda têm para usar preservativos. “Conversei com jovens na praça que disseram que nunca usaram e não querem usar camisinha. Com o aumento expressivo dos casos de AIDS, esse tipo de atitude assusta muito, por isso enfatizamos essa questão no evento”, afirma.
A enfermeira também explica que as atividades de orientação tiveram como intuito tirar os preconceitos quanto ao uso do preservativo, mostrando que o uso não faz com que se perca a sensibilidade ao tato. “Por ser uma abordagem diferente, o público ficou um pouco assustado, mas saíram da atividade com uma mentalidade diferente sobre o uso da camisinha”, comemora.
No primeiro dia do Novembro Azul, as atividades na praça foram dedicadas a orientação, para que com as informações recebidas, os homens procurem as unidades básicas de saúde e realizem o exame de próstata e demais tratamentos que possam necessitar. “Percebi que os homens estão melhorando quanto essa questão de cuidar da saúde e acredito que a maioria que esteve no evento vai procurar as unidades de saúde para um acompanhamento”, acrescenta Monique.
Atendimento
As unidades de saúde do Novo Horizonte e do Parque das Rodovias já realizaram atividades e, na próxima quarta-feira, 5, das 7h às 13h, a Estratégia da Saúde da Família da Olaria comemorará o Dia do Homem, com atendimento de enfermagem e clínico geral. O endereço é Av. São Pedro, s/n, Olaria.
Câncer de Próstata
Os exames preventivos devem ser realizados uma vez por ano, após os 45 anos de idade, ou ter início aos 40 anos caso o homem tenha um familiar com câncer de próstata.
O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens e é também o segundo em causas de morte no Brasil. Com a detecção precoce a possibilidade de cura é de cerca de 90% dos casos, por isso, é importante que sejam feitos os exames anuais de rotina, que é feito por meio de um exame de sangue e o exame físico, conhecido como exame de toque, que leva apenas alguns segundos e é indolor. O exame de toque é imprescindível para um diagnóstico correto e precoce, pois cerca de 1 em cada 5 homens com câncer na próstata têm o exame de sangue do PSA normal.