O coordenador do Plano Preventivo de Combate às Enchentes, Fernando Romeiro, se reuniu na manhã desta terça-feira, 4, com o grupo de Apoio Assistencial e Ajuda Humanitária. O grupo, formado por funcionários da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, colabora no Plano com ações pré-estabelecidas de contingência em momento de crise.
Todos os plantonistas que estarão trabalhando junto ao Grupo, durante o período de vigor do Plano, 1 de novembro até 15 de abril, puderam esclarecer suas dúvidas, opinarem para alguns detalhes essenciais nos momentos críticos.
A ideia da Coordenação do PPCE é reunir individualmente todos os oito grupos temáticos para discutir detalhes e, com isso, poder minimizar os efeitos no momento de crise.
Na última sexta-feira, 31, a coordenação reuniu o Grupo de Emergência, juntamente com alguns voluntários da Defesa Civil. “Esta interação foi bastante produtiva para definir alguns detalhes nas ações com este grupo que vai a campo no momento de crise”, afirma Fernando.
De acordo com o coordenador do Plano, as informações meteorológicas para o período de novembro até março é de chuva. “Vale lembrar que apenas um dia de chuva e alta taxa de precipitação ocasionou alguns problemas em 2008, com a queda da tão conhecida Ponte da USP”, lembra Fernando.
Nos próximos dias serão realizadas reuniões com os outros grupos de atuação no Plano, para que no momento de crise todos estejam alinhados e com o planejamento de ações muito bem fundamentados em estratégias ágeis e eficientes.