As ações de fiscalização contra barulhos e ruídos serão intensificadas em Lorena. Para isso, os policiais militares do município participaram de um treinamento oferecido pela Secretaria de Meio Ambiente, onde receberam informações teóricas sobre a legislação e aprenderam a manusear o decibelímetro, instrumento que mede os níveis de pressão sonora.
O treinamento foi feito para preparar os policiais militares, que atuarão por meio da Atividade Delegada, participando numa ação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente, na fiscalização e blitz que serão realizadas no município. “Já fazemos fiscalizações, mas agora vamos intensificar as ações, fazendo também blitz em diversos pontos do município”, afirma o Secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal.
As blitz serão realizadas, nesse primeiro momento, para a conscientização sobre a Lei Municipal do Ruído, de 2011. No entanto, tanto nas blitz quanto nas fiscalizações, quando o decibelímetro aferir um alto nível de pressão sonora, o responsável será notificado para a devida adequação. Alguns locais, por exemplo, necessitam de revestimento acústico para isolar o som. “Por isso, fizemos essa parceria com a Política Militar, para que possamos contar com a ajuda de uma autoridade nos momentos de fiscalização”, ressalta o secretário.
A Secretaria de Meio Ambiente também recebe denúncias pelo telefone 3185.3518, onde é garantido o anonimato do denunciante. Com base na reclamação, a Secretaria abre um processo interno e é feita a fiscalização no local para verificar a procedência da denúncia.
O Batalhão de Polícia Militar de Lorena está preparando um cronograma com as datas e locais para que já na próxima semana a Secretaria de Meio Ambiente possa iniciar as blitz pelo município, com o apoio e acompanhamento dos policiais.