Reciclagem e compostagem é tema de projeto em escola de Lorena

Que é importante preservar o meio ambiente todo mundo sabe. Mas que soluções práticas são viáveis de se realizar para contribuir efetivamente com a natureza? É sobre isso que os alunos da Escola Municipal Professora Mônica Sene do Nascimento Silva, de Lorena, estão trabalhando por meio do projeto Reciclagem e Compostagem.

De acordo com a vice-gestora da escola, Elizethe dos Reis, o projeto tem como objetivo incentivar os alunos a buscarem soluções para uma sociedade sustentável, unindo o aprendizado lúdico, a tecnologia e a interdisciplinaridade (Língua Portuguesa e Matemática).

Durante as aulas de Informática Educacional, os alunos do 4º ano do ensino fundamental utilizam o processador de texto para fazer as anotações de todas as atividades no diário de bordo, onde exercitam a escrita e a leitura em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa. Além disso, aprendem também a interpretar as tabelas e gráficos matemáticos sobre os benefícios da sustentabilidade.

Nas atividades práticas, os alunos constroem lixeiras com garrafas pet para fazer a coleta seletiva e também a compostagem, técnica que permite a produção de fertilizante natural que é utilizado nas flores da escola.

“Precisamos mostrar aos nossos alunos uma perspectiva desafiadora, independentemente da idade, mas uma participação em busca de soluções para uma sociedade sustentável, fazendo da escola uma extensão do lar”, ressalta a vice-gestora.

Para explicar aos alunos a importância do tema, o secretário de Meio Ambiente Willinilton Tavares realizou uma palestra sobre a coleta seletiva que foi implementada este ano na cidade. “É essencial que as nossas crianças sejam conscientizadas sobre a necessidade de preservar o meio ambiente por meio de ações práticas e eficazes, como a coleta seletiva”, afirma Tavares.

Ao final do projeto, as lixeiras produzidas pelos alunos, bem como o diário de bordo e os cartazes, serão expostos para todos os alunos e profissionais da escola a fim de divulgar e promover a reciclagem na comunidade.