Durante todo o mês de novembro foram realizadas diversas atividades referentes ao Novembro Azul, mês destinado ao cuidado da saúde do homem e a prevenção do câncer de próstata.
Ao todo, mais de 330 pessoas participaram das palestras em grupo com temas diversos, e mais de 1.000 pessoas participaram dos eventos na praça Dr. Arnolfo de Azevedo e nas unidades de saúde de Lorena.
Os exames preventivos do câncer de próstata devem ser realizados uma vez por ano, após os 45 anos de idade, ou ter início aos 40 anos caso o homem tenha casos da doença na família.
O câncer de próstata é o tumor mais frequente em homens e é também o segundo em causas de morte no Brasil. Com a detecção precoce, a possibilidade de cura é de cerca de 90% dos casos, por isso, é importante que sejam feitos os exames anuais de rotina.
Segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer(INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele. Hoje ele é o sexto mais comum no mundo e representa cerca de 10% do total de cânceres. Apenas esse ano o INCA estima que serão diagnosticados 60.180 novos casos da doença.