Campeões das Olimpíadas Escolares 2014 recebem premiações na Casa da Cultura

DSC_6147
Os campeões das Olímpiadas Escolares 2014 foram premiados nesta quinta-feira, 4. A entrega das premiações e certificados aconteceu na Casa da Cultura de Lorena e premiou as três escolas melhor colocadas nas Olimpíadas Escolares: E.M. Climério Galvão, com 770 pontos, E.M. Conde Moreira Lima, com 474 pontos e Colégio São Joaquim, com 383 pontos.

Na premiação desse ano foi adotada uma nova dinâmica: além dos certificados de participação e dos troféus de campeão às três escolas mais bem colocadas, cada professor das escolas participantes recebeu uma medalha de ouro pelo mérito de promover o esporte na realidade dos alunos. As escolas foram chamadas, uma a uma, e seus representantes receberam das mãos do Secretário de Esportes e representantes da Secretaria da Educação, o certificado e suas respectivas premiações.

Durante o evento, o Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Roberto Bastos de Oliveira Júnior (Totô) fez um discurso parabenizando aos participantes das Olimpíadas Escolares e divulgou algumas perspectivas e novidades acerca do trabalho de 2015. “Tivemos um número muito superior de participações em relação a 2013, e esperamos um número ainda maior na próxima edição. Teremos ainda outras duas modalidades diferentes, competições olímpicas, como o Tênis de Campo e o Bicicross. Vamos fazer um trabalho ainda mais eficiente nos próximos anos, embalado pelo clima de Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos. Queremos que todas as escolas de Lorena possam trazer seus representantes em nossas atividades, só assim poderemos construir verdadeiros campeões no esporte e na vida”, disse o Secretário.

Na premiação foi ainda destinado um espaço para que os representantes das escolas também pudessem fazer suas colocações e apresentar sugestões para os trabalhos futuros.

A diretora da Escola Campeã das Olimpíadas Escolares 2014, Gilma Andrade Corrêa, destacou a importância da participação e do envolvimento dos alunos com o esporte: “É sempre importante que a escola participe desse tipo de atividade, mas também é importante que os alunos saibam que o mais importante é a competição, nem sempre a vitória. Fomos campeões este ano, mas nossos alunos precisam entender que não vamos vencer sempre”, ressaltou.

Já Ildomara Aquino, diretora da E.M. Conde Moreira Lima, segunda colocada, relatou que a escola foi além de suas expectativas, atestando a força do trabalho dos professores com relação ao esporte. “Todo esse trabalho em especial é mérito do Professor Leandro, ‘Magu’, ele fez todo um trabalho de envolvimento com o esporte e os alunos corresponderam a esse trabalho, fazendo a diferença. Esse segundo lugar foi recebido por nós como se fosse o primeiro”.

Quanto ao Colégio São Joaquim, terceiro colocado nas disputas, representado pelo professor Ricardo Bustamante, o mais importante não foi o resultado, mas sim aquilo que o esporte pode proporcionar. Segundo ele, o objetivo principal da participação do colégio era trazer aos alunos os benefícios da vivência esportiva. “Nossa intenção em participar das Olimpíadas Escolares era de fomentar o esporte na vida dos alunos. Com isso, eles podem vencer desafios, fazer novas amizades e despertar o interesse de seguir uma futura carreira no esporte. Estamos muito satisfeitos com o resultado, até por se tratar da primeira participação do colégio”, declarou.

A Secretaria Municipal de Educação, representada pelo chefe de gabinete da educação, Dr. Lúcio Tunice, também se posicionou acerca do evento. “Parabenizamos a toda rede municipal de ensino pela participação, em especial aos professores que contribuíram com o sucesso desse trabalho. A parceria da SEJEL foi fundamental para esse êxito e, acima de tudo, parabenizamos nossos alunos pelo empenho e perseverança. Independente de quem tenha ganhado as competições, todos eles já são vencedores”, afirma Lúcio.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação, professores, diretores das escolas e autoridades do esporte local estiveram presentes para acompanhar a premiação e receber seus certificados. As Olimpíadas Escolares 2014 reuniu 14 instituições, contabilizando um envolvimento de 1.029 atletas.