Em alusão ao “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, 3 de dezembro, atletas paraolímpicos de Lorena foram convidados a participar do programa “Vivíssima”, da TV Aparecida, comandado pela apresentadora Viviane Romanelli. Os atletas convidados foram Paulo Cezar Neto, Gabriel Quirino e Walter Bento, acompanhados do treinador de atletismo, Benedito Moisés.
Durante a participação no programa, cujo tema central era “fé”, os atletas tiveram a oportunidade de falar sobre suas experiências e histórias de superação, a relação com o esporte e a alegria. “O esporte possibilita a esses meninos a condição de serem inclusos na sociedade. Através disso, eles conseguem superar as barreiras impostas pela vida e desenvolver o entendimento de que precisam acreditar em si mesmos. Fizemos todo um trabalho com eles nesse sentido, e hoje são verdadeiros campeões, trazendo orgulho a todos nós”, declarou o treinador Moisés.
O atleta Gabriel Quirino, deficiente visual em decorrência de tratamento contra um câncer, mostrou que além de esportista, possui outro talento peculiar, é MC de Rap, e com uma “palhinha” exibiu seu talento relatando sua história de vida. “Através das músicas e do esporte, consigo enxergar o mundo que meus olhos não podem ver. O atletismo veio pra completar o que faltava na minha vida. Hoje eu posso dizer que sou feliz, mais do que quando enxergava”, afirma Gabriel, que hoje possui conquistas nos Jogos Regionais e é um exemplo de vida e superação a ser seguido.
Já Paulo Cezar Neto, deficiente intelectual, começou no atletismo pelo encaminhamento de uma profissional e encontrou no esporte um norte para seu aprendizado. “Sempre fui atrasado na escola, não conseguia acompanhar os outros. A professora Priscila me levou para competição escolar lá em Praia Grande e logo de cara fomos para o Brasileiro. Em 2011 competi novamente o Brasileiro e fui representar o Brasil no sul-americano na Colômbia. Em 2012, disputamos novamente e fui campeão. O esporte me ajudou muito a superar minha deficiência intelectual”, relata Paulo, recentemente campeão em três modalidades nos Jogos Abertos de Bauru e em outras três provas nas Paraolimpíadas Escolares, representando o Estado de São Paulo.
Walter Bento é outro exemplo de vitória no esporte. Com uma deficiência na perna, esbarrou na burocracia médica que o impedia de praticar esportes. Assim foi durante 16 anos, percorrendo várias cidades e consultando vários profissionais, quando Walter encontrou um profissional de Lorena que o diagnosticou. “O treinador Moisés me convidou para treinar com a equipe dele, aí eu fui treinando, aperfeiçoando, e continuo aí até hoje”, disse Walter.
Todos eles são frutos de um trabalho desenvolvido pelo treinador Benedito Moisés, dentro do Centro Social Urbano (CSU). O trabalho conta atualmente com cerca de 200 atletas, incluindo crianças da APAE e crianças do Oratório São Domingos Sávio e outras obras sociais de Lorena. “As pessoas veem o nosso trabalho, veem nossos atletas batendo de frente com atletas de clubes grandes. Fico muito feliz pelo reconhecimento com esses meninos, pelos parabéns que recebemos. Procuramos mostrar pra eles que esporte é qualidade de vida, mas também é fé”, afirmou o treinador Benedito Moisés. “São mais que grandes atletas. São grandes homens”, acrescentou.
É através de exemplos de vida como esses que o esporte e a cidade de Lorena têm motivos para se orgulhar, não somente das vitórias através dos resultados, mas principalmente da vitória sobre as dificuldades. Pessoas que mostraram que é possível superar limites e viver a felicidade, ainda que as circunstâncias da vida mostrem o contrário.
A participação dos atletas lorenenses está disponível para visualização no pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=2uwbkCeM65g&feature=youtube_gdata_player