Não precisa ser um super-herói para ter o poder de salvar vidas. As pessoas entre 18 e 54 anos, com bom estado de saúde e sem histórico de câncer, hepatite e HIV, também têm esse poder: de fazer a diferença na vida de milhares de brasileiros. Para isso, basta comparecer nesse sábado, 6, no Centro de Saúde de Lorena, das 10h às 14h, e se cadastrar para ser um doador de medula óssea.
Em muitos casos, o transplante de medula óssea pode ser a única maneira de salvar vidas. No entanto, a possibilidade de encontrar um doador compatível é de 1 em 100 mil casos. Por isso, a Secretaria de Saúde de Lorena está promovendo a campanha para o cadastramento de doadores, com a expectativa de aumentar o banco de dados nacional com pelo menos 200 pessoas.
Para a campanha, a Secretaria de Saúde de Lorena firmou parceria com a Associação da Medula Óssea (AMEO), que é autorizada pelo Registro Nacional de Doares Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Nesse sábado, o voluntário irá preencher um formulário e será colhida uma amostra de 5ml de sangue para ser realizado o teste de compatibilidade. Esses dados serão cadastrados no REDOME, onde serão cruzados com os de pacientes de todo o país e, se for encontrado um paciente compatível, o doador será acionado pelo AMEO para outros exames necessários para que o transplante seja realizado.
O Centro de Saúde que fica na Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38, centro, próximo ao Fórum.