Secretaria de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turístico realiza balanço das suas atividades

Durante o ano de 2014, a Secretaria de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turístico realizou diversas atividades. No balanço realizado sobre as ações da secretaria o destaque vai para as áreas que foram doadas para a instalação de novas empresas, além de outros projetos de doação que ainda tramitam na Câmara Municipal e que devem ser votadas até o dia 16 de dezembro, data da última sessão Câmara.

Ao todo, foi feito um investimento de aproximadamente R$ 10.500.000,00 (dez milhões e quinhentos mil reais) para os próximos anos e há a expectativa de que sejam gerados 500 novos empregos diretos no município.

Em janeiro e fevereiro desse ano, a “LIBCAN Integradora e Máquinas e Equipamentos Eletromecânicos” e a “Penetron Brasil Ltda”, se instalaram na cidade. Já no mês de julho, foi realizada a doação de terreno para a “Gomes & Lima Indústria de Alimentos Ltda”, investindo R$ 1 milhão e 230 mil reais, e também a doação de terreno para a “RTG Engenharia”, investindo R$ 300 mil reais, além da instalação da primeira fábrica do grupo alemão AKG na América Latina.

Em agosto, foi a vez da “RivecoGeneralsider SPA” se instalar na cidade, investindo R$110 milhões e gerando 240 empregos. Em Novembro, foi realizada a doação de terreno para a “Valfim MG Indústria de Embalagens Limitada”, do grupo ValGroup.

“A prefeitura vem desde 2013 concedendo os terrenos para receber novas empresas e ampliar as que aqui já se encontram, como forma de gerar novos empregos, atrair visitantes e, consequentemente, desenvolver ainda mais a cidade”, afirma o secretário de administração, desenvolvimento econômico e turístico, Gustavo Rodrigues.

Lorena encontra-se na posição de número 287 na classificação por cidades em nível de desenvolvimento humano (IDH) do Brasil, com um índice de 0, 766 em uma escala que vai até 1, 000. É um índice considerado alto, o que atrai mais investidores para a cidade.

Além disso, Lorena coleta e trata 98% do seu esgoto e 100% da água, e está localizada no eixo entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, o que faz com que investimentos como esse melhorarem ainda mais os índices e a vida do povo lorenense.

Com todo o planejamento da administração municipal para atrair novas empresas, durante todo esse ano Lorena se destacou no quesito oferta de emprego, em alguns meses passando na frente de grandes cidades da região como Caçapava, Guaratinguetá e São José dos Campos. “Investimos muito na atração de novos empreendimento e isso fez com que os números de contratação com carteira assinada venham numa crescente, contrariamente a nossa região e também a todo o setor econômico nacional”, acrescenta o secretário.