Secretaria de Saúde realiza balanço de atividades realizadas em 2014

0

A Secretaria de Saúde fez um balanço dos serviços prestados ao município durante este ano. A atual secretária responsável pela pasta, Imaculada Conceição Magalhães, tratou de assuntos de interesse público, como a saída de médicos da prefeitura, que foi o maior desafio enfrentamento por parte da saúde no ano de 2014.

De acordo com a secretária de saúde o município de Lorena é referencial de saúde para a região, pois conta com muitas unidades de saúde e aparelhos médicos variados e foi esta responsabilidade que acabou por agravar a situação da saída massiva dos médicos da prefeitura. Segundo o balanço realizado, foi preciso que a saúde municipal se readequasse para que pudesse cumprir com seus compromissos de forma competente. “Já estamos buscando recompor efetivamente a equipe médica e trazer de volta muitos especialistas que fazem falta ao atendimento populacional”, afirma Imaculada.

Para isso, foram enviados à Câmara Municipal dois projetos de lei, que já foram aprovados e sancionados pelo prefeito Fábio Marcondes. A primeira lei é responsável por reduzir a carga horária médica de 20 para 15 horas semanais, assim como reavaliação do salário que subiu 25%. A segunda lei trata-se de uma contratação temporária de caráter emergencial, que foi necessária devido a saída dos profissionais de saúde. A contratação é temporária pois em breve será inaugurado o AME, que já contará com muitos especialistas, portanto a lei visa evitar a dualidade de contratações, que poderia gerar ociosidade de profissionais e o consequente gasto indevido de recursos públicos.

O balanço aponta que a demanda da Secretaria de Saúde cresce a cada dia, no entanto, o paciente que estava necessitado de atendimento especializado é tratado com atenção por parte da equipe de saúde que já está conseguindo realizar o chamamento dessas pessoas para atendimento dentro ou fora do município.

A secretária de saúde também falou sobre a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que auxiliará agilizando o atendimento especializado aos pacientes necessitados. De acordo com a secretária, o AME será tão importante para a saúde de Lorena quanto para a saúde de todas as cidades vizinhas.

A secretária Imaculada Conceição também esclareceu algumas dúvidas colocadas pela população. “Idosos, gestantes e crianças devem ter atendimento preferencial obrigatório, como previsto em lei. O único caso em que tal fato se difere é nos serviços de urgência e emergência, onde o atendimento é priorizado ao enfermo que se classifique no grau mais elevado da classificação de risco”, esclarece Imaculada.

Para 2015, os planos da Secretaria de Saúde contam com a implantação de uma ouvidoria que atenderá exclusivamente as reclamações do público sobre assuntos relacionados aos serviços médicos, seja de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Santa Casa, ambulatórios e outros hospitais.

Share.

Comments are closed.