Na última sexta-feira, 12, o Colégio Delta de Lorena recebeu a inauguração do Centro de Treinamento Nacional de Tênis de Mesa da equipe MATOS TT/Colégio Delta, representante da cidade de Lorena nas competições. Lorena compõe agora o seleto rol de cidades que possuem um centro de treinamento credenciado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM). Lorena é a pioneira na região do Vale do Paraíba e faz parte das três cidades do estado de São Paulo que possuem um centro de treinamento credenciado.
O evento reuniu autoridades, atletas de tênis de mesa, professores, amigos e familiares dos mesatenistas, que puderam celebrar uma grande conquista. Durante o evento, o idealizador do projeto, Fábio Matos, não se conteve e mostrou-se visivelmente emocionado ao falar do patamar que sua equipe atingiu e que esse é um sonho antigo que estava sendo realizado.
No evento também foi realizado o descerramento que atribuiu à estrutura do Colégio Delta a condição de Centro de Treinamento Nacional de Tênis de Mesa e deu à quadra o nome de “João Baptista Timóteo”, ex-diretor do Colégio e primeiro coordenador da equipe de tênis de mesa. A história do tênis de mesa em Lorena está diretamente ligada ao Colégio Delta, conforme relata o Sr. Juraci de Paula, o “Lico”, dono do Colégio Delta, que acompanhou desde o início o projeto e cedeu o espaço para a prática do esporte. “Sinto orgulho, naturalmente. Muitos outros que estão no tênis de mesa em todo o Vale do Paraíba começaram aqui com a gente”, afirma Lico.
O Colégio Delta é conhecido pela liberalidade e democratização do seu espaço, destinado a todos. “Nosso espaço tem um cunho meramente social. Só este ano, cedemos para religiosos de várias denominações, Projeto Guri, entre outros. Fizemos essa quadra no sentido de poder ajudar, atender a todo mundo”, disse Lico. O nome da quadra, João Baptista Timóteo, também é uma iniciativa dele, uma homenagem a um companheiro, pelos 63 anos de amizade e parceria nos jogos tênis de mesa. “Ele realmente ensinou esse pessoal a jogar tênis de mesa”, complementou Lico.
O presidente da Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa (LVTM), Waldemir Júnior, falou sobre o credenciamento do Centro e o fortalecimento do esporte em Lorena: “É muito importante um evento como esse pra poder registrar aquilo que já vem acontecendo ao longo dos anos. A cidade de Lorena, juntamente com a Associação MATOS TT, tem feito muito pelo tênis de mesa valeparaibano, que vem crescendo a cada ano. Um evento como esse só coroa esse trabalho que já é vitorioso há muito tempo”, disse ele. Ainda, segundo o presidente, o exemplo que permanece é o amor pelo esporte. “A emoção do Fábio Matos, nítida, na frente de todo mundo, mostra que o trabalho é feito com o coração. Vemos em outras regiões pessoas que usam o esporte para conquistar benefícios próprios. Não é o que acontece aqui”, salientou.
O idealizador do projeto, Fábio Matos, também afirmou que o evento vai ficar marcado na história do tênis de mesa e do esporte da cidade. “Que isso sirva de exemplo a todas as modalidades, que venham aqui conhecer nosso projeto, participar, para que todos possam crescer. Se todos os esportes crescerem, daremos oportunidade para nossas crianças, nossos jovens”, disse ele. Fábio também mencionou a importância do esporte como mecanismo de libertação e socialização das pessoas, principalmente das crianças. “Com certeza, a única ferramenta que temos pra mudar a vida das pessoas é o esporte. Vinculando ele à educação, aprendemos valores, respeito, dedicação, aprendemos a alcançar objetivos, cumprir metas, e isso não há preço que pague”, complementou.
Fábio Matos ainda deu um breve relato da sua trajetória no tênis. “Quando comecei a jogar tênis de mesa, com o saudoso João Timóteo, fiquei fascinado com o modo que ele coordenava e conduzia a equipe. Um dia eu disse a ele que gostaria de ter uma equipe para coordenar, e ele me disse ‘você será o meu sucessor, você que vai cuidar e vai tocar. Quero ver se você aguenta!’ Ele me desafiou, e eu aceitei. Recebi diversos ‘nãos’ ao longo da carreira. A estrutura que temos hoje não veio da noite pro dia, é fruto de um longo trabalho de onze anos, ganhando a confiança dos parceiros para que nós pudéssemos chegar nesse patamar que estamos vendo hoje”, disse ele. Dessa maneira, a equipe de tênis de mesa lorenense, que atualmente conta com 318 atletas e que tem como parceira a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SEJEL), se propõe a seguir firme rumo a novas conquistas em 2015.
Inaugurado em Lorena o primeiro Centro de Treinamento Nacional de Tênis de Mesa da região
0
Share.