Secretaria de Trânsito avalia os serviços prestados ao município durante o ano

A Secretaria Municipal de Trânsito realizou um balanço sobre as atividades realizadas durante 2014. O relatório citou o trânsito na região do Eco Valle Shopping, transportes clandestinos, vagas para estacionamento no centro da cidade, a nova linha de ônibus especial para o shopping, acomodação de bicicletas no centro da cidade e a instalação de um complexo cicloviário e ainda o projeto de acessibilidade aos deficientes.

O secretário responsável pela pasta, Jaime Silva, esclareceu um dos principais questionamentos dos munícipes sobre o trânsito: o congestionamento em torno da região do Eco Valle Shopping, que compreende o início da Avenida Peixoto de Castro e o trecho rodoviário sob concessão da Nova Dutra. “Houve uma antecipação na inauguração das lojas, diminuindo o tempo hábil para adequação das vias, porém a secretaria de trânsito já solicitou as devidas mudanças à Nova Dutra. A secretaria também tem auxiliado na área em que diz respeito ao município, alteramos a circulação de veículos em frente ao Supermercado Máximo, onde fizemos uma conversão à esquerda, visando melhorar o fluxo”, afirma Jaime.

Outro tópico pontuado no balanço foi a circulação de transportes clandestinos no município. Alguns veículos circulam há mais de 10 anos em Lorena, sem qualquer tipo de fiscalização. Cerca de 2.500 passageiros circulam pela cidade, utilizando-se do transporte urbano e do intermunicipal, e a operação dessas vans clandestinas atrapalha as empresas regularizadas, tomando-lhes boa parte dos passageiros.

Visando aumentar o número de vagas de estacionamento no centro da cidade, a secretaria de trânsito tornou legalizada a parada em vagas que eram reservadas às escolas. Tal fato não prejudicará, pois o estacionamento em área escolar só estará permitido até a volta às aulas, o que deve acontecer no fim de fevereiro e início de março.

A linha especial de ônibus para o novo Shopping Eco Valle é mais uma realização da secretaria de trânsito. A linha foi instalada visando atender as necessidades dos munícipes que desejam se locomover para a área do shopping e dependem do transporte público. A próxima medida a ser tomada é fazer, em breve, um reestudo da demanda de passageiros para readequar os horários de passagem do ônibus, que por enquanto não atendem nas tardes de sábado e domingo.

Alguns pontos da cidade também receberão ajustes sinalizatórios, como é o caso da região da Praça Conde Moreira Lima, que receberá um semáforo, e a Avenida São José, onde está sendo construindo um binário que facilitará o deslocamento dos que se dirigem a Guaratinguetá. O binário tem previsão de ser inaugurado no próximo mês.

Um assunto pertinente citado no balanço, foi a acomodação de bicicletas no centro da cidade, um estudo em parceria com o curso de logística da FATEA constatou que a frota de veículos da cidade subiu 10% em 4 anos. “Atualmente temos 39 mil carros em circulação nas vias públicas o que, em conjunto com as bicicletas, causa um fluxo caótico principalmente nas ruas do centro”, explica o secretário. Em decorrência desse fato, a Secretaria de Trânsito já realiza um estudo para a implantação de um complexo cicloviário ligando os bairros ao centro da cidade já para o ano que vem.

Outro estudo realizado em parceria com a FATEA, testou a mobilidade dos deficientes físicos nas ruas da cidade. O resultado do estudo apontou que muitas melhorias são necessárias. Felizmente a adaptação das vias e calçadas para os deficientes físicos e visuais já se encontra no Plano Viário de Mobilidade e a secretaria de trânsito planeja a realização das modificações necessárias, como: alargamento das calçadas e rebaixamento de guias.

Por fim, faz parte do planejamento de 2015 da Secretaria de Trânsito, melhorar as vias de acesso principais da cidade e instalar novos postes sinalizatórios de parada de ônibus em todos os bairros.