Na manhã dessa quinta-feira, 18, alunos do projeto “Pé na Bola, Cabeça na Escola” jogaram as finais da competição de futebol e participaram de uma confraternização no Centro Social Urbano (CSU).
Desde o início do projeto, em novembro, cerca de 80 crianças entre 10 e 12 anos participaram de vários jogos no campo do CSU. As quatro equipes finalistas jogaram nessa manhã e receberam as premiações das mãos do ex-jogador da Seleção Brasileira Eudes Lacerda de Medeiros, de Lorena.
O projeto, administrado pelos professores Luiz Antônio Teixeira (coordenador) e Cleryston Giovanni da Silva, o “Keké” (estagiário), tem como objetivo principal fomentar a atividade esportiva juntamente com a atividade cognitiva, do saber. Segundo o coordenador do projeto, a prática esportiva e a prática escolar devem caminhar juntas para garantir um bom desenvolvimento das crianças. “Eles só jogam se mostrarem empenho e dedicação igualmente nos estudos. Nosso objetivo é tirar esses meninos das ruas e protegê-los do risco das drogas, das más companhias, evitando a marginalização social, através do futebol”, afirma Luiz Antônio Teixeira.
O ex-jogador Eudes Lacerda de Medeiros foi convidado para entregar as premiações e levar uma breve palavra de incentivo aos alunos. Eudes passou por grandes clubes na década de 70, como Cruzeiro e Portuguesa, além de atuar pelas seleções de base nos jogos Pan-Americanos de 1975 e nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Ele também se mostrou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido em Lorena. “É um grande prazer ter sido convidado para participar dessa festa. É um evento simples, mas significativo, que é juntar essas crianças dar a elas a possibilidade de seguir um bom caminho. É importante que o esporte seja útil na vida delas, para que possam alcançar sucesso no futuro, por meio da disciplina, do espírito de competição, da convivência, da parceria, assim estimulando-as a fazer o bem”, disse Eudes.
Após os jogos, todos os atletas e professores participaram de uma confraternização para comemorar o sucesso do projeto, que tem trazido grandes ensinos aos meninos. “Além do físico e do intelectual, também procuramos mostrar a esses garotos a importância da fé. Fazemos uma breve oração antes e após os jogos, pois o exercício da fé nos ajuda a permanecer no bom caminho”, complementou o professor Luiz Antônio Teixeira.
Confira a lista dos quatro primeiros colocados e as premiações individuais:
1º lugar – REAL MADRID
2º lugar – CORINTHIANS
3º lugar – SANTOS
4º lugar – LIVERPOOL
Artilheiro da competição: JOÃO PEDRO FERREIRA (LIVERPOOL)
Melhor goleiro: EZEQUIEL SANTOS (REAL MADRID)
Melhor jogador: NATANAEL MATHEUS (REAL MADRID)