Prefeitura planeja ações para o combate às enchentes em parceria com Exército, Bombeiros e Defesa Civil

Estiveram reunidos nesta quinta-feira (18), a Coordenação do Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE), o 5º BIL, o Comando da Base do Bombeiro de Lorena e Defesa Civil do município, para definir e planejar ações conjuntas e parceiras para a prevenção e combate às enchentes.

Representando o 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena, responsável pelo apoio aos municípios em planos de contingência e combate às enchentes em toda a região, o capitão Vieira Barreto solicitou o encontro para conhecer os detalhes do PPCE elaborado pela administração de Lorena, e assim definir as ações apoiadoras do exército em momentos de crise.

A interação entre a Coordenação do PPCE, o 5º BIL, o Corpo de Bombeiros, e a Defesa Civil é de suma importância para que no momento de crise todos tenham controle de suas ações, equipamentos e necessidades, e para que em conjunto atuem com maior eficácia, minimizando os efeitos que as chuvas possam causar no município.

O PPCE está vigorando através do Decreto Municipal nº6736/2014 de 01 de novembro de 2014 até 15 de abril de 2015, e atende a Lei Federal de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, nº12.608 de 2012, que responsabiliza os municípios na criação de plano de contingência no combate às enchentes.

“O apoio do Exército na operação do PPCE é de suma importância, pois hoje definimos detalhes das ações que o exército pode nos auxiliar, caso seja necessário”, afirma Luiz Fernando Romeiro Reis, Coordenador do PPCE e Chefe de Gabinete do Prefeito.
Apesar dos índices pluviométricos estarem abaixo da média climatológica, os meteorologistas não descartam a possibilidade de ocorrência de chuvas fortes para o período de ação do PPCE em nossa Região.

DSC_8585

foto (Fernando Romeiro – Chefe de Gabinete e coordenador do PPCE; Benedito Donizetti Secretário de Segurança e membro do Grupo de Coordenação do Plano; Kacia Diretora da Guarda Municipal e também responde interinamente pela Defesa Civil do Municipío; Sub Tenente Márcio, Comandante da Base do Corpo de Bombeiros de Lorena; Capitão Vieira Barreto, coordenador de apoio aos municípios do 5º BIL; Sargento Cláudio Modesto, auxiliar do Capitão.)