Secretaria de Segurança analisa desenvolvimento atingido durante esse ano

A secretaria municipal de segurança realizou um balanço relatando todas as metas cumpridas e o planejamento de ações a serem desenvolvidas em 2015. Durante o levantamento foram citadas questões como a instalação de um atendimento gratuito para a Defesa Civil, o cumprimento da Avaliação do Corpo de Bombeiros (AVCB), Atividade Delegada, entre outros pontos.

Uma das conquistas ressaltadas foi a aquisição de um prédio, em julho desse ano, para a Defesa Civil municipal, que até então não possuía um local próprio. A sede da Defesa Civil é agora equipado com os equipamentos necessários para os atendimentos, como: uma moto bomba com 200 metros de mangueira, esguichos, abafadores para combate a incêndio florestal, bomba costal, cantis, facões, lanternas, materiais de primeiro socorros, moto serra, enxadões, pranchas de resgate, além de uniformes apropriados aos funcionários, estação meteorológica automática que realiza leituras pluviais, intensidade e volume de chuva, medidor de temperatura e um carro equipado com recipiente interno para 1000 litros de água.

O secretário Donizete Rosa também esclarece aos munícipes as atribuições da Defesa Civil. “A Defesa Civil deve atuar de maneira preventiva, preparando a população em situação de normalidade, sugerindo medidas e obras públicas para os pontos críticos, elaborando planos operacionais específicos. É responsabilidade da Defesa Civil garantir a segurança dos cidadãos em situação de risco, assim como providenciar abrigo, agasalho, alimento, medicamentos e, assim que possível, entrar com medidas recuperatórias e preventivas da área atingida”, explica Donizete.

Uma mudança muito importante, implementada esse ano e citada pelo secretário, foi o fato de que os eventos públicos municipais não costumavam passar por vistoria prévia dos bombeiros, chamada de Avaliação do Corpo de Bombeiros (AVCB). Agora, todo evento, como carnaval de rua, Festa das Nações, Lorenvale, entre outros, passam por inspeção completa antes de ocorrerem.

Uma ação muito importante e que recebeu uma atenção especial durante essa primeira metade do governo foi a Atividade Delegada. Vários pontos foram melhorados e apresentaram bons resultados. Na zona rural, o número de pessoas abordadas nos últimos três meses teve um aumento gradativo, em setembro aconteceram 21 abordagens, em outubro 37 e novembro registrou o maior número, com 48 pessoas abordadas. O mesmo aconteceu na cidade, o mês de setembro iniciou com 91 abordagens, 135 em outubro e 142 em novembro.

Durante os últimos três meses não foram registrados nenhum boletim de ocorrência, relatório de averiguação de infração administrativa ou auto de infração na zona rural. Já na área urbana, entre setembro e novembro, foram registradas 3 B.Os e 4 autos de infração.

Também aconteceu a fiscalização automotiva na zona rural e graças a assiduidade da Atividade Delegada foi possível aumentar o número de fiscalizações. Em setembro foram vistoriadas 11 motos, 3 carros e 14 condutores; em outubro o número subiu para 14 motos, 5 carros e 19 condutores; em novembro também registrou-se alta, com 21 motos, 9 carros e 30 condutores.

A fiscalização automotiva na área urbana também foi bastante promissora, com 53 motos, 33 veículos e 86 condutores vistoriados, em outubro foram fiscalizadas 79 motos, 46 carros e 125 condutores, já em novembro o número foi de 88 motos, 91 carros e 139 condutores.

Uma das metas mais almejadas para 2015, citadas no balanço pelo secretário Benedito Donizete Rosa é a instalação do número de atendimento gratuito da Defesa Civil, o 199, que tem como previsão entrar em operação em janeiro do próximo ano. A secretaria de segurança também tem como meta para 2015 o aprimoramento dos uniformes dos guardas, além de adequar e regularizar a Guarda em conformidade com a lei 13022/08/2014.

Também almeja-se a implantação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), onde acontecerá o vídeo-monitoramento de 39 unidades escolares e 23 unidades de saúde. Além do GGI, existem planos para revogar a lei 1874/1990 referente as bicicletas que circulam em vias públicas. “A lei que rege no município está vigente desde 1990, por tanto já está obsoleta, daí surge a necessidade de atualizá-la de acordo com a lei 9.503/1997”, afirma o secretário.

E, por fim, tem-se como meta para 2015 a transferência do Corpo de Bombeiros para a sede definitiva, através de recursos do Fundo Especial de Bombeiros (FEBOM).