Lorena realiza ações durante e após as fortes chuvas

DSC_8665

Na noite dessa quinta-feira, 18, Lorena esteve em estado de atenção das 20h15 às 22h30, devido à forte chuva que atingiu o município.

Para que se possa entender o impacto da chuva em espaço tão curto de tempo, no período das 20h até às 22h15, o pluviômetro da Defesa Civil mediu um volume de 88mm/m2 de chuva. De acordo com o Coordenador do Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE), e chefe de gabinete do prefeito, Luiz Fernando Romeiro Reis, durante praticamente duas horas o acumulado de chuvas chegou a 118,8mm/m2. “A média histórica para o mês de dezembro é de 264,5 para Lorena. Ou seja, com a chuva de ontem chegamos a 57,5% de chuva esperada para o mês de dezembro”, disse o coordenador.

Logo após o início das chuvas, diversas ações começaram a ser realizadas como forma de conter e amenizar os problemas decorrentes do grande volume de água.

Durante esse período, a Defesa Civil e a equipe do Plano de Prevenção e Combate às Enchentes (PPCE) percorreram as ruas do município, fazendo os atendimentos necessários. A Defesa Civil registrou 42 chamados, mas durante todo o período não houve registro de vítimas.

Todos as equipes de apoio ligados ao Plano de Combate às Enchentes foram acionados, formando um grupo de mobilização, que obteve informações locais para atender às ocorrências com maior agilidade. O prefeito Fábio Marcondes e o secretário de segurança, Donizetti Rosa, acompanharam pessoalmente as ocorrências durante até que a situação estivesse sob controle.

No relatório divulgado pela coordenação do PPCE, na noite da quinta-feira houve o transbordamento do Rio Mandi, na Vila Passos, próximo à Rua José Marques e Travessa França Mota no Bairro da Cruz. “Devido o alto índice de chuva, praticamente todos os bairros tiveram ocorrências e foram registrados alagamentos transitáveis e intransitáveis”, afirmou Fernando Romeiro Reis.

Foram registrados 20 chamados por conta de quedas de árvores. Houve, ainda, quedas de árvores sobre três veículos. Foram atingidos dois carros na praça do cemitério e um próximo a escola Conde Moreira Lima.

Durante a noite houve a queda de cobertura do posto de gasolina localizada na Avenida Tomaz Alves Figueiredo e também um desalojamento no centro da cidade. A Defesa Civil solicitou a desocupação da residência devido ao acúmulo de aproximadamente 20 centímetros de água na laje, causando infiltração na casa. Hoje, 19, no período da manhã, a equipe de engenharia da Prefeitura esteve na residência e deu um laudo permitindo a volta dos moradores, que passaram a noite em casa de parentes.

Na manhã dessa sexta-feira, diversas ações continuam a acontecer em toda a cidade. A secretaria de serviços municipais remanejou servidores que normalmente realizam outros trabalhos e, com uma equipe de cerca de 50 funcionários, estão nas ruas de Lorena fazendo os serviços de limpeza. A secretaria também pediu o remanejamento de cerca de 25 funcionários da empresa Eppo, prestadora de serviços da Prefeitura em trabalhos de jardinagem, para colaborarem na limpeza das galerias de águas pluviais da cidade.

Há equipes trabalhando por toda a cidade de Lorena. Na Vila Nunes, continua a operação cata-trecos, que já havia sido iniciada nos últimos dias, com três máquina, oito caminhões e 15 homens.

Para os trabalhos de limpeza, na Vila Geny e Santa Edwiges há uma equipe de seis pessoas trabalhando na ponte, com um caminhão e uma máquina. Na Vila Cida e São Roque, com o apoio do quinto Bil, uma equipe de 25 homens do exército e dois caminhões com 25 homens ajudam no trabalho.

DSC_8649

Estão sendo feitas, também, limpezas nas galerias de águas pluviais no Centro, Cabelinha e Nova Lorena. Uma equipe de 5 pessoas está percorrendo a cidade fazendo o corte de árvores e uma equipe de oito homens e três caminhões estão percorrendo a cidade pegando galhos e outros tipos de entulhos

Para finalizar, o secretário de serviços municipais, Nelson Bittencourt, confirmou que estão sendo feitas limpezas em todas as cabeceiras todas as de pontes do município.