Prefeitura realiza obras de galerias de drenagem de águas pluviais desde 2013, e obtém resultados positivos

Amélia Pereira
Rua Amélia Pereira durante as obras de construção da galeria de águas pluviais

Como forma de preparar a cidade e minimizar os impactos decorrentes da grande quantidade de chuva em determinados períodos do ano, desde 2013 são realizadas obras de drenagem de águas pluviais em diversos bairros de Lorena.

A administração municipal tem se esforçado, e ao longo desses últimos dois anos vem investindo muito nas obras para o escoamento das águas da chuva. Já foram realizadas obras de galerias de águas pluviais nos seguintes locais: na Vila Zélia, na Rua Amélia Pereira; na Vila Brito, na Rua Eduardo Marques Peralta; no Parque das Rodovias, na Rua Vicentina; na Vila Geny, na Rua Noemia Areco; na Cabelinha, na Rua Pedro Prudente. Já na Vila Nunes, está em processo de licitação uma galeria para a rua Frederica Sacilotti.

Como o município foi encontrado com um problema crônico de enchentes, como pôde ser visto na noite da última quinta-feira (18), diversos bairros ainda ficaram alagados.

Apesar do grande volume de chuva para um curto período de tempo, que fez com que alguns bairros alagassem, onde a Prefeitura de Lorena construiu galerias de águas pluviais, os resultados positivos foram notórios. Como é o exemplo da Vila Britto, onde a água costumava ficar acumulada por cerca de uma semana. “Essa rua costumava encher, a água chegava a ficar verde e a gente sofria, porque ficava um bom tempo sem a água escoar e apareciam larvas. As pessoas eram obrigadas a passar por outra rua, pois aqui só passava moto, ficavam dias, semanas com tudo alagado. A obra aqui foi muito boa pra gente. Quando chove, na hora já escoa tudo. Agora sim está excelente”, afirma Maria Auxiliadora, moradora do bairro Vila Brito.

Galeria de águas pluviais melhorou o escoamento de água na Vila Brito

O morador do mesmo bairro, José Luceno, também falou sobre as melhorias trazidas pela obra. “Aqui, antes das obras, ficava quase um mês a água na rua. Mas depois que fizeram essa galeria ficou muito bom, porque chovia e a água não escoava, mas ultimamente a chuva vai caindo e já vai escoando, seca tudo bem rápido, não dá tempo da água acumular”, explica o morador do bairro.

A prefeitura de Lorena em conjunto com a secretaria de obras tem pretensão de concluir a instalação de galerias de drenagem de águas pluviais em todos os pontos necessários da cidade.