RELATÓRIO PLANO DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS ENCHENTES

RELATÓRIO DO DIA 18/12/2014
Estado de ATENÇÃO decretado às 20h15 à 22h30
Histórico:
Áreas de instabilidades formadas pelo calor e alta umidade do ar (máxima de 36ºC), se organizaram, trazendo chuvas acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. As chuvas iniciaram às 20h10 de fraca intensidade, porém com a intensificação das chuvas, às 20h30 a cidade entrou em estado de ATENÇÃO, permanecendo até às 22h30.

Choveu durante praticamente 2 horas, 88 mm / m2, e o acumulado chegou a 118,8 mm / m2. A média histórica para o mês de dezembro é de 264,5 mm para Lorena. Ou seja, com a chuva de ontem, chegamos a 57,5% de chuva esperada para o mês de dezembro.

PPCE 18-12

Ocorrências:
Defesa Civil: 42 chamados

Transbordamento:
Rio Mandi: Vila Passos, próximo a Rua José Marques e Travessa França Mota no Bairro da Cruz;

Regiões mais afetadas:

Devido ao alto índice de chuva em toda a Cidade, praticamente todos os bairros tiveram ocorrências.
– Desalojamento na Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 317. Solicitado pela Defesa Civil a desocupação da residência;
– Queda de árvore sobre veículos: 2 na praça do Cemitério e 1 próximo a escola Conde Moreira Lima
– Queda de cobertura posto de gasolina na Av Tomaz Alves Figueiredo
– Em torno de 20 chamados por conta da queda de árvores.

Destaque em:
Praça do Cemitério;
Rua 19 de novembro (ao lado colégio Conde Moreira Lima);
Av Peixoto de Castro (8);
Parque Águas do Barão;
Próximo a Rodoviária;

Alagamentos: Diversos alagamentos transitáveis e intransitáveis de vias;

– 5º BIL disponibilizou 25 soldados e 2 caminhões para apoiar a operação rescaldo.

– A coordenação do PPCE acionou todos os Grupos de apoio, onde orientou todas ações. Destaque também pelos NUDECs, onde o Grupo de Mobilização pode obter as informações locais, e atender com maior agilidade. O Prefeito Fábio Marcondes acompanhou as ocorrências pessoalmente dàs 20h30 até às 23h.

Previsão: Os meteorologistas acreditam na continuidade das chuvas, principalmente com potencial forte para os próximos dias. Segunda-feira também é prevista a entrada de uma frente fria.

19 de dezembro de 2014

Luiz Fernando Romeiro Reis