Chove em dois dias mais do que a média esperada para todo o mês de dezembro em Lorena

Lorena está em Estado de Atenção desde a noite de sexta-feira (19), das 18h30  até o momento, devido à forte chuva que atingiu o município. O volume de chuva medido ao longo dos últimos dois dias já é maior do que a média climatológica estipulada para todo o mês de dezembro na cidade.

A média de de chuva esperado para todo o mês era de 264 mm/m² e, até o momento, a Defesa Civil já registrou 276 mm/m² de chuva. A equipe do Plano de Prevenção e Combate às Enchentes (PPCE) esteve em ação durante toda a noite, e reuniu-se na manhã deste sábado (20) para elaborar estratégias e averiguar a situação do município.

Durante o período de chuva, a Defesa Civil e a equipe do PPCE percorreram as ruas da cidade, fazendo os atendimentos necessários. Foram registrados mais de 100 chamados, mas durante todo o período não houve registro de vítimas. A Defesa Civil ainda está em atendimento das ocorrências.

O maior número de ocorrências foi de alagamentos e acúmulo de água, com apenas um caso de transbordamento de rio. A prefeitura já iniciou os serviços de vistoria em casas e ruas, limpeza de ruas, “bocas de lobo”, bueiros, além do trabalho , da assistência social.

Uma equipe de 30 agentes da Secretaria de Saúde percorre os bairros mais atingidos pela chuva, acompanhada e orientada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), fazendo o levantamento de necessidades e situação das casas e famílias dessas regiões, para que, dessa forma, a Prefeitura possa atender o mais rápido possível as necessidades da população atingida pela chuva. Estão recebendo visitas a rua Oswaldo Cruz, próximo a Sete de Setembro, no Bairro da Cruz; ruas do bairro Cidade Industrial, Novo Horizonte, Santa Edwiges, Vila Cida, entre outras.

Até o momento, foram registradas ocorrências que mereceram atenção específica em quatro casas, três delas na Avenida Eugênio Borges na Vila Cida, e uma delas na rua Hortência Campos de Melo no bairro Santo Antônio. Todas as casas foram vistoriadas, analisadas e liberadas pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano.

A Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural conta com uma equipe de 50 funcionários fazendo a limpeza de lixos concentrados, “bocas de lobo” e ralos  na Vila Geny, Santa Edwiges, Nova Lorena, Vila Cida, Cabelinha, Vila Nunes, Bairro da Cruz, além da Av. Carlos Gomes próximo a rua Madame Curie e Av. Tenente Manoel Barbosa.