Lorena sai de Estado de Atenção e realiza trabalhos de Assistência Humanitária e limpezas em bairros

Lorena esteve em Estado de Atenção desde a noite da última sexta-feira (19), até às 16h do sábado (20). Após a analise da atual situação da cidade, a prefeitura iniciou nesta segunda (22) a distribuição de materiais de assistência humanitária com apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo, por meio do Coordenador Regional da Defesa Civil (REDEC). Além disso, a adminsitração municipal dá continuidade aos serviços de limpeza em diversos bairros.

A Defesa Civil da cidade e o Plano de Prevenção e Combate às Enchentes (PPCE) registrou, ao todo, 105 chamados. O maior número de ocorrências foi de alagamentos, com apenas um caso de transbordamento de rio. Não foram registradas, até o momento, pessoas desaparecidas, feridas, mortas ou desabrigadas.

Assistência Humanitária. Segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), em parceria com a Secretaria de Saúde, a quantidade total é, até o momento, de 72 casas atingidas e 377 pessoas, sendo registradas perdas e danos em móveis, eletrodomésticos, gêneros alimentícios, materiais de limpeza e higiene pessoal.

Os bairros atingidos foram o Santo Antonio, Vila Hepacaré, Cidade Industrial, Vila Cida, Bairro da Cruz, Vila Brito e Parque das Rodovias. Após solicitação da Defesa Civil e da Prefeitura de Lorena, por meio de análise do REDEC, a Defesa Civil do Estado de São Paulo providenciou, de forma suplementar, a liberação de materiais de assistência humanitária (cestas básicas, colchões, kit de materiais de limpeza e higiene). Os materiais serão distribuídos pela SADS a partir das 14h de hoje (22), nas regiões afetadas.

Apenas quatro casas precisaram de atenção específica em meio às ocorrências, três delas na Avenida Eugênio Borges na Vila Cida, e uma delas na rua Hortência Campos de Melo no bairro Santo Antônio. Todas foram vistoriadas, analisadas e liberadas pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano.

Limpeza. A Secretaria de Serviços Municipais, Agricultura e Desenvolvimento Rural dá continuidade aos serviços de limpezas iniciados na última sexta (19), após a forte chuva da noite do dia anterior (18). A equipe faz a limpeza de lixos concentrados, “bocas de lobo” e ralos na Vila Geny, Santa Edwiges, Industrial (rua Sergipe até a rua Piauí), Vila Cida, Nova Lorena, Vila Nunes, Parque das Rodovias e centro da cidade. No período da tarde, a equipe contará com apoio do 5º Batalhão de Infantaria Leve de Lorena, para a limpeza das ruas.

Atendimento. Em casos de emergências deve ser acionada a Defesa Civil pelo telefone 12-99735-4528 e em casos de necessidades de ajuda com assistência humanitária, a SADS está à disposição pelo telefone 12- 3153-1656.

Alguns munícipes reclamaram sobre os custos para a ligação de emergência em telefone celular. Em virtude disso, a Secretaria de Segurança em parceria com a Prefeitura (Fábio Marcondes) já estuda a implantação de ligações gratuitas (199) para chamados de urgência a partir do primeiro trimestre de 2015.

Placas de Veículos. A Secretaria de Segurança orienta as pessoas que perderam as placas de seus veículos para que façam o Boletim de Ocorrência, na Delegacia ou na Delegacia Eletrônica (http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/) e aqueles que encontraram placas de veículos para que entreguem no CIRETRAN, na Secretaria de Trânsito e Transportes e Secretaria de Segurança.

O volume de chuva medido ao longo dos últimos dois dias é maior do que a média climatológica estipulada para todo o mês de dezembro na cidade. A média de chuva esperado para todo o mês era de 264 mm/m² e, nesses dois dias, a Defesa Civil registrou o volume de 276 mm/m² de chuva em poucas horas. Na primeira hora de chuva da sexta (18), foi registrado um volume acima de 90 mm/m², ou seja, uma quantidade muito grande, para um curto período de tempo.