Prefeito de Lorena faz balanço das ações realizadas no município

O prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, fez um balanço das atividades realizadas pelo seu governo durante o ano de 2014. Entre os diversos pontos, foram discutidos planos atuais e futuros e, principalmente, a questão as chuvas que ocorreram na cidade na última semana.

O prefeito citou que essas situações são inesperadas, visto que a previsão de chuvas para todo o mês de dezembro era de 264mm, e em um único dia, em um período de menos de uma hora e meia, choveu  118mm.

Fábio Marcondes também ressaltou que o grande problema na cidade foi que as administrações passadas não investiram na construção de galerias pluviais. Desde 2013 a Prefeitura de Lorena  iniciou esse tipo de obra, no entanto, muitos bairros ainda não foram beneficiados e, por isso, não conseguiram aguentar o grande volume de chuva.

O segundo maior problema do município é o nível baixo das ruas, que dificulta a vazão da chuva para os rios. “Esses dois anos do meu mandato foram praticamente de conserto de situações que não deveriam estar estragadas. Não é possível deixar 120 mil metros quadrados de ruas esburacadas, abandonar um Parque como o da Águas do Barão e um Mercado Municipal quase a cair. Esses recursos que estamos usando para revitalizar, poderiam estar sendo utilizadas para o desenvolvimento da cidade”, afirmou o prefeito.

O Mercado Municipal de Lorena está sendo revitalizado e a previsão é de que as obras sejam concluídas no fim de 2015. “Acho que uma cidade do porte de Lorena tem que manter as suas tradições. As cidades que tem tido progresso, todas tem mercado municipal, e a nossa cidade não pode ser diferente”, ressaltou Fábio Marcondes. Dentro do mercado municipal também funcionarão serviços públicos como o PROCON, Conselho Tutelar, engenharia da prefeitura e o Banco do Povo, dentre outros serviços.

O prefeito Fábio Marcondes também analisou a situação do trânsito em Lorena, segundo o prefeito, a cidade, assim como o país, não comporta mais a quantidade de carros existentes. Sendo assim, a situação atual é irreversível, já que a quantidade de veículos só tende a aumentar. Por tanto, cabe ao gestor e ao secretário de trânsito amenizarem o problema, já que é impossível acabar com ele de vez. Tal medida pode repercutir em decisões que não agradem a todos, como por exemplo proibir o estacionamento em mão dupla em ruas principais do centro. Tal medida pode reduzir muito a quantidade de vagas, que já são escassas no centro da cidade, porém, ela também se faz crucial para que haja fluxo desimpedido de veículos.

Para o investimento no desenvolvimento do município, o prefeito Fábio Marcondes disse que no ano de 2015 a cidade contará com 178 milhões, sendo que cerca de 70 milhões são enviados do governo federal para investimentos previamente definidos, restando cerca de 108 milhões para investimentos próprios, provenientes de IPVA, IPTU, etc, que serão divididos entre os setores públicos e no desenvolvimento urbano propriamente dito.

Outro fator positivo da primeira metade do governo de Fábio Marcondes, foi a implementação da Atividade Delegada, que consiste na  patrulha policial que objetiva melhorar o código de postura no município e a fiscalização e policiamento nas estradas rurais. Enquanto a atividade encontra-se em perímetro urbano, são realizadas fiscalizações de som alto, estacionamento em locais proibidos, entre outros fatores correlacionados ao código de postura civil. Recentemente a atividade delegada adquiriu um decibilímetro de tecnologia avançada para que se possa realizar as rondas.

Durante o balanço das ações realizadas pela prefeitura, Fábio Marcondes ressaltou o fato de que muitas indústrias e empresas têm se instalado em Lorena nesses últimos dois anos.

O prefeito explicou que isso se deve ao incentivo municipal, que procura doar ou facilitar a compra de terrenos para as empresas que estejam interessadas em funcionar na cidade e que elaborem um planejamento de ações, provando que haverá uma geração de empregos e uma consequente colaboração ao desenvolvimento do município. Ao responder o questionário de intenções a empresa deve discriminar a quantidade de empregos diretos e indiretos a serem gerados com sua instalação, o tamanho da área a ser ocupada e outras informações como o capital da empresa.

Como resultado do trabalho de dois anos de planejamento, 16 empresas vieram para a cidade, algumas já em início de atividades e outras em processo de instalação, e já somam investimentos de 428 milhões e a geração de mais de 4.000 empregos em Lorena.