Secretaria da Cultura analisa rendimento obtido nas atividades do ano

A Secretaria de Cultura realizou um balanço sobre as atividades realizadas durante o ano de 2014. A secretária responsável pela pasta,  Marimilia Mila Trepichio, comentou também os planos e projetos para 2015. Durante o balanço foram abordados os resgates das festas tradicionais da cidade, cursos promovidos pela secretaria, grupos e debates culturais, novos projetos musicais, ampliação dos espaços para exposição.

Um ponto muito importante presente no balanço é a reativação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico Arquitetônico Paisagístico Cultural (COMPHAC), que zela pelos cuidados de todos os pontos históricos da cidade. Atualmente o Conselho realiza reuniões mensais.

Muitas atividades que foram realizadas em 2014 com sucesso serão retomadas em 2015, entre elas estão: cursos de italiano, francês, esperanto, violão e artesanato; o Cine Cultura que exibe filmes culturais, o Projeto Guri, parceria com o Coral Maria de Nazaré e Banda Mamede de Campos, além de grupos de leitura e do Café Debate Cultural, que tratou de temas de interesse público do ponto de vista de variados profissionais, que retornará em março de 2015.

A secretária Marimilia Trepichio, durante o ano, também deu prioridade ao resgate das festas tradicionais da cidade, como a Festa das Nações, que esse ano celebrou sua 2ª edição e a Festa LorenVale, também típica da cidade.

Outro evento importante para a Secretaria de Cultura foi a criação do Museu da Revolução de 32, da 1ª e 2ª Guerra Mundial e da Guerra do Haiti, que antes era apenas uma exposição, após ter um espaço cedido pelo Prefeito Fábio Marcondes, todos os documentos e objetos históricos podem ser visitados pela população a qualquer época do ano. Além do Museu da Revolução, também será criado o Sarau do Condeonde, durante as tardes reunirá artistas e letrados para declamar poemas, contos e causos da vida no Jardim da Casa da Cultura.

A abertura de espaço físico para a implantação das novas Academia de Letras Allaerte e Academia Jovem de Letras, foram conquistas para a Casa da Cultura.

A agenda de eventos da Casa da Cultura em 2014 foi movimentada, o cronograma contou com a Elevação de Lorena à Cidade, Semana Arnolfo de Azevedo com sarau e exposições, Comemoração ao Dia da Consciência Negra, Exposições:  Guerreiro – Desenhos de Mangá , mostras individuais de artes locais e regionais, exposição em homenagem as mulheres, Origens – Cerâmica de Caraguatatuba, exposição: Rio Paraíba do Sul – SESC, exposições fotográficas, exposição Heróis Urbanos. Várias entidades prestaram parcerias com a Secretaria de Cultura, como por exemplo:SESC, Circuito Cultural Paulista, Instituto Pensarte – Ponto MIS, Abaçai Cultura e Arte, Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), Projeto Guri, Mapa Cultural Paulista e Oficinas de Stop Motion promovidas pelo Ponto MIS.

A música é mais uma manifestação muito valorizada e fomentada pela Secretaria da Cultura, ao longo do ano foram realizados diversos eventos com o objetivo de exaltar a música em vários aspectos. A agenda de apresentações contou com a Orquestra Joseense de Viola Caipira, Orquestra de Violas e Violões Itaboaté, Videiros de Piquete, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Ópera Curta Madame Buterflay, Histórias de Cantar, Espetáculo Sina Tour, Sambada Jazz, O Armário Mágico.

Além disso, vários projetos musicais estão sendo almejados para 2015. Para isso, a secretaria deseja reforçar algumas parcerias já existentes com professores e alunos de música e teatro. Os projetos já planejados para 2015 são: o Coral de Vozes Jovem de Lorena, Orquestra de Cordas e criação do curso de artes cênicas jovem para a formação do Teatro Municipal Jovem de Lorena.

Em 2014 também aconteceram manifestações culturais e apresentações teatrais, como a Folia de Reis de Paraibuna, o Maculelê de Areias, Moçambique de Lorena, Congadas de Guaratinguetá e Lorena, Tambores Japoneses de São Paulo, Dança Folclórica Alemã de Petrópolis e Tarantela de Guaratinguetá, além das apresentações teatrais Dona Inah na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, Sonata para Kreutezer na Casa da Cultura, Cores do Tempo, Facas nas Galinhas na Unisal, Tribunal de Salomão na Praça Dr. Arnolfo de Azevedo, Chorinho Denise Fraga.

Para 2015, a Secretaria de Cultura também pretende realizar uma parceria com as artesãs e artistas plásticas de Lorena para ampliar cursos de artesanatos e realizar cursos temáticos gratuitos na Casa do Artesão, realizando o Bazar Beneficente que doará as arrecadações para o Fundo Social, que repassará para as entidades sociais do município.

Durante todo o ano de 2014 a Secretaria de Cultura trabalhou no fomento à cultura através de jovens artistas lorenenses que se interessem em levar a música, teatro, debate para as escolas e bairros da cidade.