Secretaria de Finanças realiza balanço das atividades de 2014

A Secretaria Municipal de Finanças realizou um balanço dos serviços prestados ao município durante o ano de 2014, como o orçamento municipal, IPTU, pagamentos de servidores públicos, convênios, monitoramento de gastos e geração de empregos.
O secretário Francisco Cordeiro, responsável pela pasta, comentou sobre as ações positivas tomadas pela secretaria durante esse ano. “O setor financeiro da prefeitura de Lorena é motivo de orgulho, pois sempre temos honrado com os prazos e compromissos. Os pagamentos a funcionários e fornecedores são feitos sempre com regularidade”, afirma Francisco.
O orçamento do ano de 2014 foi de aproximadamente R$144.550.000,00. O montante foi suficiente para arcar com as despesas do município, que realizou diversas obras este ano, como o recapeamento de boa parte das ruas da cidade, a revitalização do Parque Águas do Barão e do Mercado Municipal. Além das obras, muitas das metas pré-estabelecidas já foram cumpridas. O secretário enfatiza ainda que durante o ano de 2014 o salário dos funcionários públicos não teve atrasos e que todas as contas da prefeituras estão sendo pagas com tranquilidade.
Sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o secretário estabeleceu uma comparação dos anos posteriores e foi constatado que os recursos arrecadados tem aumentado ano a ano. Em 2013 foram arrecadados 5 milhões, em 2014, R$7.930.000,00 e em 2015 o valor chegará a 9 milhões. O secretário Francisco Afonso explica que o aumento da arrecadação se dá pela diminuição do desconto concedido ao munícipe que paga seus impostos à vista. Anteriormente o desconto era de 50%, o que segundo o secretário de finanças é muito discrepante dos descontos concedidos por outros municípios do estado. “O objetivo da arrecadação do IPTU é provar ao munícipe que o seu dinheiro está sendo investido e usado para o desenvolvimento de sua cidade”, enfatiza Francisco Afonso.
O balanço também serviu para esclarecer que os recursos excedentes ou são repassados para setores necessitados ou voltam para integrar o tesouro municipal. Um ponto muito valorizado na secretaria de finanças esse ano, foi a notícia de que Lorena não precisará pagar precatórios em 2015, pois no fim de 2014, até 31 de dezembro, será acertada a última parcela, que equivale a 64 mil reais. Desta forma a Prefeitura de Lorena deixará de fazer parte do grupo de cidades que integram o regime especial, que possuem dívidas a serem quitadas, e passa a integrar o grupo do regime ordinário, que consiste nas cidades que não possuem dívidas. O dinheiro que costuma ser gasto com o pagamento dos precatórias poderá ser investido no desenvolvimento municipal.
O secretário Francisco Afonso relembrou também do fato de que Lorena é uma das seis cidades das 39 do Vale do Paraíba que estão em dia com a prestação de contas e poderá renovar convênios com os governos estadual e federal.
Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Finanças no ano de 2014 foi o monitoramento dos gastos de água nos prédios municipais. Com o monitoramento e controle de gastos, onde é feito o recolhimento dos dados e gerado um relatório mensal. Além do monitoramento também foi feita uma vistoria completa nos encanamentos e torneiras de todos prédios, a fim de identificar possíveis vazamentos que viesse a aumentar a conta de água. Através desse controle já foi possível reduzir muito o custo das contas de água, e o mais importante: houve uma economia significativa.
Por fim, o secretário Francisco Afonso comentou sobre a vinda de novos empreendimentos à cidade, como é o caso do Eco Valle Shopping, que apenas com a abertura do Spani Atacadista já gerou 200 empregos. E a expectativa é de muito mais, com a inauguração do complexo de lojas no segundo semestre de 2015. Outros empreendimentos e fábricas também foram grandes pólos de geração de empregos esse ano.