Equipe de capoeira se reúne para discutir novas estratégias para 2015

Uma das modalidades que mais vem crescendo nos últimos anos em Lorena é a capoeira. Neste ano, a capoeira é a única modalidade que contará com dois coordenadores para execução dos trabalhos na cidade. São eles, o mestre de capoeira Maurílio Estêvão Rosa Filho (Mestre Tatu) e o professor Willian Pires da Silva (Professor Gemada). Apesar dos estilos e filosofias diferentes, os instrutores têm algo em comum: a paixão pelo esporte.

Os coordenadores da capoeira, juntamente com o subsecretário de Esportes, Fábio Matos, se reuniram na última quarta-feira (21) no Centro Social Urbano (CSU) para estabelecer as estratégias de ensino e competitividade do esporte no exercício de 2015. Ambos os instrutores apresentaram seus planos e suas visões acerca da capoeira, tanto no âmbito do esporte, como no âmbito cultural.

Mestre Tatu, há 24 anos ministrando capoeira em Lorena, trabalha com o foco na parte social. “Queremos continuar nosso trabalho de fortalecimento da capoeira neste ano. Para isso, vamos continuar com nosso foco voltado para o cultural, para a conscientização, mostrar aos nossos alunos o verdadeiro significado da capoeira. E também, realizar um trabalho forte para levar uma boa equipe para a disputa dos Jogos Regionais”, afirmou o mestre.

Já o professor Gemada está no esporte há 18 anos, ministrando aulas em Roseira e Pindamonhangaba em projetos sociais. Há menos de um ano vem trabalhando em Lorena, tendo como foco o fortalecimento do esporte através de bons resultados nas competições. “Nossa proposta é desenvolver um trabalho conjunto com o Mestre Tatu, pois ambos temos o mesmo propósito: fortalecer a capoeira. Contamos com uma equipe excelente para a disputa dos Jogos Regionais, o que é muito importante para dar ênfase ao esporte, mas não podemos esquecer o nosso objetivo primordial, que é levar cultura, socialização, capacitação, chegar com força dentro das comunidades e nos utilizar do esporte para a formação de verdadeiros cidadãos”, disse Gemada.

A capoeira é um esporte que não exige restrições para iniciação, sendo destinado a crianças, jovens e adultos. Nos próximos dias, as equipes definirão os horários e locais específicos onde as aulas serão ministradas gratuitamente.