Lorena recebe mapeamento de áreas de risco

0

Um mapeamento de áreas de risco está sendo realizado em Lorena e em diversas cidades do Estado de São Paulo. Ao todo, 42 cidades foram selecionadas para receber essa análise, sendo 9 cidades no Vale do Paraíba.

A ação é uma parceria entre a Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O mapeamento utiliza metodologia desenvolvida pelo IPT para o Ministério das Cidades, que é adotada em todo o país.

DSC_0615

Marcelo Gramani, geólogo e pesquisador do IPT, aponta que o mapeamento se concentra em dois tipos de processos: as enchentes e deslizamento de terras. “Já em conversa com a equipe de defesa civil da cidade, nós sabemos que o problema de deslizamento de Terra em Lorena não existe, devido ao relevo e a topografia, mas o caso mais grave aqui é em relação as inundações, devido aos rios e córregos que extravasam as suas margens”, disse Marcelo.

Essas informações irão contribuir com o Plano Preventivo de Combate às Enchentes (PPCE) já existente em Lorena. “Foram avaliados e mapeados vários pontos como as margens dos Rios Mandi, Tijuco Preto, Quatingua, Taboão, Macacos e São João”, ressalta o secretário de segurança, Benedito Donizetti.

Após identificar o problema, será feito um relatório técnico, que será entregue à Defesa Civil do Estado, que passará as informações para o município que, conhecendo o problema, poderá qualificar o nível dos riscos e buscar novos recursos para minimizar os problemas na cidade, sugerindo possíveis intervenções estruturais.

Share.

Comments are closed.