Para conter o grande número de casos confirmados de dengue, a equipe de Controle de Vetores fez o bloqueio e nebulização nos bairros Vila Hepacaré, Santa Edwiges, Bairro da Cruz e Cecap Alta.
Quando um caso de dengue é confirmado, a equipe de Controle de Vetores realiza o bloqueio e a nebulização da área próxima a residência do doente. A nebulização consiste na aplicação de veneno capaz de eliminar os mosquitos na fase adulta.
Por isso, o coordenador de controle de vetores, Edmilson Vasconcelos, alerta a população para a necessidade de eliminar os criadouros, não permitindo a procriação do mosquito e o risco que ele pode trazer à sociedade. “Precisamos da ajuda da população com medidas simples, mas muito importantes, não deixando acumular água em recipientes, como por exemplo mantendo os pratos de plantas com areia até a borda e também colocando telas nos ralos ou tratar quimicamente com a adição de cloro ou água sanitária”, afirma Edmilson Vasconcelos.
Além da nebulização, o Controle de Vetores realiza ações de prevenção nas residências dos munícipes, distribuição de folhetos educativos para conscientização e ainda realiza operações “cata treco”.
Os moradores de Lorena também podem contribuir com a fiscalização fazendo a denúncia de possíveis criadouros do mosquito da dengue. Para isso, devem ligar na Secretaria de Saúde no telefone 3159-3300 e falar com a equipe de controle de vetores.