Com o intuito de expandir os conhecimentos dos guias do circuito turístico religioso e dos estudantes da área sobre o município de Lorena, foi realizada no último sábado (14) uma ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico (SDET) e da Associação dos Guias do Circuito Turístico (AGCTUR).
O evento aconteceu na Basílica de São Benedito e foi ministrada pelo Prof. Me. Diego Amaro de Almeida, do Unisal e Instituto de Estudos Valeparaibano (IEV). A Basílica é o principal atrativo da cidade de Lorena no Circuito Turístico Religioso, por sua beleza e raridade. Todos os anos no mês de outubro comemora-se a Festa em homenagem ao Santo, com a tradicional procissão e a cavalaria.
O santuário tornou-se Basílica em 1917, sendo assim, os fiéis recebem as mesmas indulgências daqueles que visitam a Basílica de São Pedro em Roma. A Basílica Menor de São Benedito é a única dedicada ao santo no mundo, sendo considerado um museu eclesiástico.
Na ocasião, foram aprofundados também estudos de outros pontos turísticos do município de Lorena e personalidades. Estiveram presentes a assessora da SDET Patrícia Vezzaro, o presidente da AGCTUR João Gilberto, a Secretária de Turismo de Aparecida Regina Amaro, a Presidente do COMTUR e Guia Clarice Fonseca e estudantes dos cursos de História e Turismo.
Além da missão técnica, aconteceu também o lançamento da 2ª Romaria de Profissionais de Turismo, que será de 25 a 27 de setembro em Aparecida-SP. Serão três dias de visitas, palestras e debates entre os locais que receberão a romaria: Santuário Nacional de Aparecida, Canção Nova Cachoeira Paulista, Frei Galvão Guaratinguetá, Basílica de São Benedito Lorena e Mosteiro Sagrada Face Roseira. As inscrições podem ser feitas em http://romariaprofissionaisdoturismo.com e outras informações obtidas pelo telefone 12-3105-8590.