Apesar dos esforços da Secretaria de Saúde, por meio do grupo de Vigilância Sanitária de Lorena e do Controle de Vetores, que realizam uma série de ações ininterruptas e intensas de combate ao mosquito da dengue, nesta quarta-feira (25) o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Taubaté decretou estado de epidemia de dengue em Lorena.
O estado de epidemia é decretado quando o município atinge o coeficiente de incidência, que varia de acordo com número de pessoas de cada cidade e, no caso de Lorena, representava 300 casos confirmados de dengue. E hoje, infelizmente, Lorena registou 1.000 notificações e 302 casos confirmados da doença, sendo 7 casos importados.
Quando é decretado o estado de epidemia, os exames laboratoriais para confirmação da doença são extintos. No caso de Lorena, que possui infraestrutura própria para a realização desses exames, eles continuarão a ser realizados normalmente em todos os munícipes que realizarem notificações em unidades de saúde ou no hospital da cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde de Lorena informa ainda que seus departamentos de Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Educação em Saúde continuarão prestando total assistência à população na prevenção e combate ao mosquito da dengue, com o intuito de diminuir os impactos da epidemia na cidade.
De acordo com a Secretária de Saúde, Imaculada Conceição, neste momento é necessário uma ajuda redobrada da população no combate ao mosquito. “Quando a cidade decreta estado de epidemia os casos deixam de se concentrar em alguns bairros e passam a ficar espalhados por toda a cidade. Por isso, pedimos a colaboração de todos os moradores, que façam as fiscalizações diárias em suas residências, que permitam a entrada dos agentes da dengue nas residências e sigam suas orientações”, afirma a secretária.
É importante ressaltar que 80% dos focos de dengue são encontrados dentro das residências e comércios, por isso, a colaboração de todos é muito importante para conter o mosquito da dengue.
Até o momento, os bairros mais afetados são Santa Edwiges, Parque das Rodovias, Vila Passos, Cecap e bairro da Cruz.
Cuidados necessários para o combate a dengue: nunca deixar ao ar livre qualquer recipiente propenso a acumular água, manter a limpeza de seu terreno em dia, instalar telas nas janelas, portas e ralos, colocar areia até a borda dos vasos de planta e usar repelente.
Sintomas: é preciso suspeitar de dengue em todo o caso de doença febril acompanhada de dois ou mais sintomas, associados ou não a hemorragias. Os sintomas são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.