Observatório Juventudes é lançado em Lorena

observatório

Mudar a forma como os jovens são vistos pela sociedade, criando um espaço para a pesquisa das juventudes, assim como para a inclusão do jovem nos debates, esse é o objetivo do Observatório Juventudes, lançado nesta quinta-feira (26) em Lorena.

Com o lançamento, o Observatório buscará aprofundar o conhecimento sobre as juventudes por meio do diálogo. De acordo com o Dr. Maurício Perondi, da PUCRS, que palestrou na abertura do evento sobre o tema “As Juventudes e Atualidade: Desafios e Possibilidades”, os jovens muitas vezes são vistos de forma pejorativa pela sociedade, que os generalizam como um problema. “Diferente do discurso que muitas vezes ouvimos de que o jovem não quer saber de política, que não quer participar e não tem interesse em contribuir, os jovens também querem falar, ser ouvidos e querem participar. E quando o jovem tem espaço e é convidado a fazer parte, ele participa e se envolve”, explicou Maurício.

observatório

O Prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, disse também que esse trabalho que será desenvolvido pelo Observatório dará voz aos jovens. “O Observatório é uma politica pública para a juventude que estamos realizando com o intuito de direcionar nossos jovens, orientando esses atores sociais que são administrarão no futuro nossa sociedade”, afirmou o Prefeito.

Para a Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), o observatório representa um avanço muito grande para o público juvenil de Lorena e região, já que ele dará subsídios para a criação de políticas públicas para os jovens. “A gente quer e precisa conhecer melhor as juventudes para assim poder oferecer ações que venham ao encontro com o que os jovens de hoje querem”, disse a secretária.

A partir do lançamento do projeto, um grupo formado por pesquisadores e profissionais se reunirão mensalmente, aos sábados, para discutir a temática juvenil e articular projetos e ações no município e região. Os estudos serão baseados em cinco eixos: a condição juvenil na sociedade contemporânea, a construção de metodologias de trabalhos com jovens, as políticas públicas e as ações coletivas das juventudes, juventudes e intergeracionalidade, e juventudes e fenômeno religioso.

Podem participar do grupo pessoas vinculadas às instituições que atendem os interesses das juventudes: ONG’s, Coletivos e Movimentos Sociais, Conselhos de Direitos, professores e alunos de instituições de ensino superior, assim como do ensino público municipal, estadual ou privado. As pessoas que não possuem vínculos com instituições poderão participar do Observatório Juventudes. Tanto as pessoas quanto as instituições deverão participar mediante termos de acordo de cooperação. Para se inscrever no grupo de estudos basta enviar um e-mail para calvarenga.dialogare@gmail.com ou ligar para 9-8118-6343.

Para a criação do Observatório Juventudes em Lorena, foram firmadas parcerias entre a SADS (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas de Juventudes, o Instituto Dialogare conveniada à PUCRS e Unisinos, São Leopoldo/RS, e a Fatea.