A campanha municipal contra o HPV que teve início no dia 10 de março já atingiu 469 meninas, que corresponde a 24,54% do público alvo.
A meta é atingir 1911 meninas entre 9 a 11 anos, que equivale ao total do município. A previsão de término da campanha é 17 de abril e até lá é necessário atingir 80% do público-alvo. “O número de meninas vacinadas até agora é satisfatório e pode ser considerado natural, pois esse tipo de campanha sempre tem uma maior resistência do público. Em comparação com 2014 nós evoluímos muito, estamos atingindo um número muito maior de meninas”, esclarece a gerente da vigilância coletiva Helen Colino.
A vacina
A infecção pelo HPV é a principal responsável pelo câncer do colo de útero. Cerca de 5 mil mulheres morrem no Brasil vítimas dessa doença. A vacina é a principal forma de prevenção, por isso, é de extrema importância que as meninas de 9 a 11 anos recebam a dose nas escolas do município ou, se preferir, acompanhada dos pais nos postos de saúde.
Em Lorena, quando for atingido o público alvo, a vacina ainda estará disponível nos postos de saúde dos bairros e integrará o quadro de vacinas de rotina, sendo que quando uma menina completar 9 anos ela poderá procurar o posto de saúde de seu bairro para receber a primeira dose.