Lorena inicia plano de atendimento para casos suspeitos de dengue

0

Dona Clementina

Para melhorar o fluxo de atendimento no Pronto Socorro Municipal, a partir desta segunda-feira (6), os pacientes de Lorena com suspeita de dengue receberão atendimento no Ambulatório de Especialidades I (Centro de Saúde).

Preparado para atender até 200 pacientes por dia durante o período de epidemia, o Ambulatório de Especialidades I conta com equipe médica e de enfermagem, que de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30, atenderão os pacientes com suspeita de dengue. No local serão feitas as coletas para os devidos exames laboratoriais e, caso necessário, o paciente receberá hidratação endovenova. Durante o funcionamento do centro de atendimento aos pacientes com suspeita de dengue, um carro com motorista e enfermeiro passará, de hora em hora, na recepção do Pronto Socorro para fazer o transporte dos pacientes com suspeita de dengue ao Ambulatório de Especialidades I.

Durante os finais de semana, a Secretaria de Saúde solicitou ao Pronto Socorro que mantenha os procedimentos de rotina aos pacientes com sintomas de dengue e que encaminhe à Secretaria, no próximo dia útil, as notificações e exames realizados.

A Secretaria de Saúde também orienta que segunda à sexta-feira, das 7h30 às 15h30, as pessoas que estejam com sintomas de dengue procurem diretamente pelo atendimento no Ambulatório de Especialidades I, que fica na Rua Benedito Marcondes de Moura Sobrinho, 38, no Centro.

Dengue em Lorena
Lorena decretou estado de epidemia de dengue no dia 25 de março, quando registrou 302 casos confirmados da doença. Já neste dia 6 de abril, Lorena já conta com 427 casos confirmados e 1.265 notificações. Os trabalhos para o combate ao mosquito da dengue são realizadas de forma ininterruptas e intensas pela Secretaria de Saúde, por meio do grupo de Vigilância Sanitária de Lorena e do Controle de Vetores.

Apesar de serem realizadas as visitas às residências, para a verificação das casas e orientação aos munícipes, a única forma de diminuir os impactos da epidemia na cidade é a partir da colaboração de toda a população, já que mais de 80% dos focos de dengue são encontrados dentro das residências e comércio. De acordo com o gerente da vigilância sanitária, Gustavo Marcondes, tendo em vista o estado de epidemia, com centenas de casos confirmados da doença, os locais que foram notificados e tiverem reincidência de criadouros de dengue, apresentando alto risco aos vizinhos, receberão autuações que podem culminar em multa.

Share.

Comments are closed.