Traçar estratégias para garantir a segurança dos estudantes universitários de Lorena, esse foi o intuito da reunião realizada nesta terça-feira (14) entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Polícia Militar, representantes da EEL-USP e Fatea, e AMICE – Associação de Moradores do Centro.
Durante a reunião foi definida a readequação do policiamento. Para isso, serão criados grupos de alunos de cada universidade, que auxiliarão na criação de um mapeamento dos trajetos feitos pelos alunos, para que assim, seja possível o planejamento de estratégias de policiamento cada vez mais eficazes. Também serão agendados ciclos de palestras nas universidades afim de orientar os estudantes sobre a segurança preventiva e iniciar uma maior comunicação entre os setores da segurança de Lorena com alunos e universidades.
De acordo com o secretário de segurança pública, Capitão Elton, a união das instituições de ensino e de segurança vão colaborar para minimizar os impactos da violência frente aos alunos das universidades. “Com o envolvimento dos alunos e universidade poderemos criar estratégias de segurança, além de auxiliá-los na mudança de postura, que colaboram para evitar a violência urbana”, explica o secretário.
Essas decisões foram frutos também da reunião realizada na última segunda-feira (13) entre Secretaria de Segurança Pública de Lorena, Polícia Militar e estudantes e dirigentes da EEL-USP.
Na reunião os alunos da EEL-USP falaram sobre a criação da carona solidária, onde os alunos que possuem carros fazem o transporte de seus colegas até a porta de casa, evitando situações de risco durante a trajeto.
Para o Capitão Geraldo Nogueira, comandante da Polícia Militar, é importante que a população saiba que em momento nenhum o trabalho da PM para. “O que acontece é que muitas vezes a população não toma conhecimento das ações. Por isso, estamos abrindo este canal de comunicação e proximidade. E essas reuniões serão importantes para trazer informações imprescindíveis para que a polícia possa criar ações que atendam de maneira cada vez mais positivas. Por isso, com a criação de comissões de alunos, essas reuniões serão mais frequentes e auxiliarão na atualização constante do trabalho prestado”, afirma o capitão.
A próxima reunião entre setores da segurança pública, comissão de alunos e direção de universidades ficou agendada para o dia 5 de maio.