Defesa Civil de Lorena inicia planejamento para gerenciamento de situações de emergência

Plano1

Tendo como principal objetivo preparar a cidade para minimizar impactos em casos de desastres, instituições e organizações municipais, estaduais e federais se reuniram no primeiro encontro conjunto de trabalhos para a reestruturação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.
O trabalho da Defesa Civil é estar preparada para agir em situações de desastres, e para que esse trabalho possa ser o mais eficiente possível, foram reunidos órgãos e entidades que possam colaborar na agilidade e prestação de serviço, para juntos, traçarem estratégias e criarem um plano de contingência para Lorena.
De acordo com Rinaldo Monteiro, coordenador regional de Defesa Civil do Vale do Paraíba, esta iniciativa de Lorena é um exemplo ímpar pois, apesar de ser fundamental, não são todas as cidades da região que possuem esse planejamento. “Este plano estabelece o que cada órgão público e até privado pode fazer para auxiliar no caso de um fenômeno adverso. Por deixar todos orientados sobre suas responsabilidades, quando algo ocorre fica mais fácil o gerenciamento, e isso traz mais proteção e segurança na área da Defesa Civil para os cidadãos”, explica Rinaldo.

Plano2

O primeiro encontro de trabalhos definiu reuniões bimestrais e a realização de simulações de emergência a cada semestre. “A cada dois meses vamos fazer uma oficina, na qual faremos estudos de caso e criaremos uma serie de procedimentos que serão adotados pela Defesa Civil de Lorena. Além disso, também vamos realizar simulações de emergência, onde poderemos colocar todos esses conhecimentos em prática”, afirma Capitão Elton Ribeiro, Secretário Municipal de Segurança Pública.
Para a estruturação do plano de contingência, assim como para a capacitação, a Secretaria de Segurança Pública de Lorena já conta com o apoio da coordenadoria regional de Defesa Civil. A Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual e Federal, além do Exército, Corpo de Bombeiros, Santa Casa, empresas e instituições de ensino, dentre outros, também estiveram presentes na reunião e auxiliarão nas ações da Defesa Civil de Lorena. Para o secretário Capitão Elton, com a união de parceiros e colaboradores será possível proporcionar ao município um trabalho da Defesa Civil cada vez mais proficiente, atuante e profissional.