Equipamentos Eletrônicos serão utilizados nas rondas das áreas rurais de Lorena

ronda rural

A partir do início do mês de maio a ronda realizada nas áreas rurais de Lorena por policiais militares da Atividade Delegada contará com o apoio da tecnologia, com a implementação do geomapeamento das regiões e a ronda eletrônica dos pontos a serem visitados pelos PMs.

Para a implementação do novo sistema, a área rural de Lorena será dividida em quatro regiões e nas comunidades mais distantes serão implantadas pastilhas eletrônicas. Ao sair para a ronda, os policiais receberão um bastão que, ao passar pelos pontos eletrônicos, registrarão a passagem da ação policial no local.

De acordo com a Secretário de Segurança Pública, Capitão Elton, a utilização dessas novas ferramentas visa aprimorar o trabalho que já é realizado no policiamento, no entanto, o direcionamento dos policiais e a mensuração dos resultados serão analisados com maior eficiência. “A ronda eletrônica também dará uma sensação de segurança maior aos munícipes da área rural, que terão a certeza do serviço prestado, já que as rondas nessas áreas muitas vezes não são percebidas pela população, pois são realizas no período noturno”, explica o secretário.

A Atividade Delegada na área rural tem como objetivo a fiscalização direta da lei de uso e ocupação do solo. Além da fiscalização ao meio ambiente, a ação policial também colabora com a segurança pública, com visitas policiais periódicas que percorrem cerca de trinta localidades.

A implementação do novo sistema de ronda será possível pela parceria com o Sindicato Rural, que vai adquirir o equipamento e ceder à Secretaria de Segurança Pública.

A forma de utilização do novo sistema de segurança nas áreas rurais de Lorena foi planejada em reunião entre representantes do Sindicato Rural, Secretarias de Segurança e Serviços Municipais, Guarda Municipal, Polícia Militar e AMICE.