Lorenense campeão de Basquete Master faz balanço dos trabalhos com a modalidade na cidade

0

Marcão CSU

O lorenense Marcos Fonseca, 57 anos, o “Marcão”, é um dos mais célebres esportistas da cidade, e esteve em visita ao Centro Social Urbano (CSU) nesta segunda-feira (11). Recentemente, consagrou-se campeão da Liga Mundial de Basquete Master 2015, realizada em Zadar, na Croácia. Atleta do Paulistano, clube da capital, Marcos Fonseca joga basquete desde os 14 anos. Ele é pai do atleta Luiz Felipe, cestinha da equipe de Lorena no jogo de estréia do NBP (Novo Basquete Paulista), com 19 pontos marcados.
Sob o ponto de vista de um atleta com experiência no esporte, Marcão enxerga a prática desportiva como elemento necessário para a inserção social dos jovens, sobretudo os mais carentes. “O esporte hoje em dia é fundamental para melhoria da qualidade de vida das pessoas. O órgão responsável pelo desenvolvimento do esporte deve atentar sempre para o objetivo primordial, que é tirar os jovens das ruas, da ociosidade e trazê-los para um ambiente onde eles possam ser acolhidos e inseridos socialmente”, relatou.

Marcão seleção
Marcão vestindo a camisa da Seleção Brasileira de Basquete Master em competição internacional

Marcos assistiu ao jogo de basquete no último sábado (10) e avalia de maneira positiva o trabalho que vem sendo desenvolvido com a equipe, e dentro da cidade de Lorena como um todo. “Lorena ficou muito tempo inerte no campo esportivo. Hoje, temos uma equipe de basquete bastante competitiva, capaz de chegar muito longe nos play-offs e até conquistar títulos. O treinador foi extremamente inteligente, utilizou todos os atletas sem esgotá-los e em condições de jogar com consistência até o final do jogo”, avalia Marcão. “Porém, para que o trabalho siga adiante é necessário preservar a base, as escolinhas, e os trabalhos de massificação de uma maneira geral. Depois, divulgar o trabalho dentro da cidade e trazer esses jovens para treinamento. E, por último, manter ainda a equipe de ‘espelho’, onde os mais jovens possam observar a possibilidade de vislumbrar um futuro”, concluiu Marcão, acerca das expectativas para prosseguimento dos trabalhos esportivos na cidade.

Share.

Comments are closed.