Lorena será sede das provas de atletismo nas Olimpíadas da APAE

Equipe APAE Lorena

A 18ª edição das Olimpíadas da APAE está em sua fase regional, e quatro cidades se dividem como sede das modalidades. Uma das sedes será Lorena, que ficará responsável pelas provas de atletismo, a realizar-se entre os dias 22 e 24 de maio na pista do Centro Social Urbano (CSU). As competições começaram na última quarta-feira (13), com os jogos de Futsal em Pindamonhangaba, que sedia ainda as disputas de Tênis de Mesa, Dominó, Damas. As provas de natação serão sediadas em Guaratinguetá. Taubaté, por sua vez, receberá as competições de basquete.
Seis cidades confirmaram suas delegações na fase do atletismo. Além de Lorena (sede), as competições terão ainda a presença de Caçapava, Cruzeiro, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Taubaté. A delegação de Lorena será composta por 20 integrantes, e estima-se que a participação total seja de aproximadamente 70 atletas. Na categoria livre, haverá corridas de 50 m, 100 m, 400 m, 800 m, 1.500 m, 3.000 m e revezamento 4×400 m, além de salto em distância e arremesso de peso. A categoria “síndrome de Down” terá as provas de caminhada e corrida 50 m, além do salto em distância.
Segundo a coordenadora de Educação Física da APAE Lorena, Gislene Guilardi, a oportunidade serve para fortalecer a interação dos alunos com os integrantes das outras APAEs da região, o que é benéfico aos alunos. “Nunca tivemos a oportunidade de sediar uma competição da APAE em Lorena, trazer os alunos das outras regionais para cá é algo que nos traz grande alegria. Podemos nos utilizar dessa competição para fomentar a interação dos alunos entre si, fortalecendo seu aprendizado e estimulando a prática do respeito mútuo. Só temos a ganhar com isso”, diz Gislene.
As Olimpíadas da APAE funcionam como uma seletiva regional, onde os alunos que mais se destacam nas modalidades serão selecionados para as Olimpíadas Estaduais da instituição, que ocorrem no período de 21 a 26 de julho de 2015, em Guaíra (SP).