Lorena participa da quarta Reunião de Guardas Civis Municipais da região em Campos do Jordão

As Guardas Civis Municipais da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira reuniram-se pela quarta vez na última terça-feira, dia 19. No encontro, as Guardas avançaram no processo para a implantação do Consórcio Intermunicipal de Guardas Municipais.

A quarta reunião aconteceu em Campos do Jordão, e o evento foi presidido pelo prefeito da cidade, Frederico Guidoni. O prefeito assinou o Protocolo de Intenções para a implantação do Consórcio, dando sequência à ação do pioneiro dessas autoridades, o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes.

A partir da parceria será possibilitada a adoção de medidas conjuntas com a atuação em projetos e ações de segurança nos municípios que virão a ser consorciados. Sendo assim, as Guardas Civis Municipais passarão a seguir parâmetros de padronização referentes a ingresso, cursos de formação e especialização, rotinas e procedimentos, treinamentos permanentes e contínuos, uniforme, armamento, viaturas, EPI, comunicação e benefícios em carreiras.

Em relação a capacitação, o secretário de segurança esclareceu como funcionará o futuro Centro de Instrução para os guardas municipais.

“O futuro Centro de Instrução irá possibilitar a redução dos custos para a formação e aprimoramento profissional dos Guardas, uma vez que, a formação realizada por empresas especializadas e credenciadas junto à Polícia Federal tem custo estimado em R$15.000, enquanto no futuro centro custará cerca de R$3.000, enorme economia associada à capacidade que hoje as Corporações das Guardas têm para formar seus próprios contingentes ” resumiu capitão Elton.

11293343_10203876414301200_1551188191_o

11293554_10203876414461204_1747865811_o(1)