A próxima Audiência será no dia 30 de maio para os moradores dos bairros Vila Geny, Vila Nunes, Vila Brito e Santa Edwiges
As Audiências Públicas para a Revisão da lei do Plano Diretor de Lorena começaram a ser realizadas no último sábado, dia 23. Estiveram presentes na reunião os moradores de nove bairros da região Central da cidade. Os próximos a discutirem sobre o crescimento de Lorena e a cidade que esperam para os próximos anos serão os moradores dos bairros Vila Geny, Vila Nunes, Vila Brito e Santa Edwiges, nesse sábado, dia 30.
A primeira Audiência aconteceu na Casa da Cultura e teve duração de cerca de quatro horas. Os moradores dos bairros Nova Lorena, Cabelinha, Village das Palmeiras, Vila Figueira, Vila Aparecida, Jardim Margarida e Centro foram divididos em dois grupos para debates e discussões voltados a três diferentes eixos temáticos. De acordo com que as discussões aconteciam, os grupos apresentavam problemas e soluções e posteriormente transcreviam o que haviam dito para avaliação da Comissão Multidisciplinar do Plano.
Após as discussões, o Secretário de Obras e Planejamento Urbano e Presidente da Comissão Multidisciplinar do Plano Diretor, Eng.º Marcos Anjos, expôs a todos os moradores todas as propostas e problemas apresentados pelos dois grupos. Foram levantadas propostas como iluminação pública subterrânea, mudança em pontos de ônibus e itinerário do transporte público, criação de unidades de saúde e implantação de ciclovias nas ruas do centro, entre outras.
Os próximos bairros que poderão participar e debater a “cidade que queremos” é a Vila Geny, Vila Nunes, Vila Brito e Santa Edwiges. A reunião será nesse sábado (30), às 9h, na Escola Municipal Prof.ª Adelina Alves Ferraz. A escola fica na rua Leon Zephir Denis, 333, Vila Geny.
Da mesma forma que em outras Audiências, serão discutidos três eixos temáticos: Acessibilidade, Circulação e Mobilidade Urbana; Infraestrutura Urbana e Comunitária; Temas Urbanísticos – Ambientais.
Eixo temático 01 – Acessibilidade; Circulação e Mobilidade Urbana: sistema viário, itinerário de ônibus, vias ou áreas de tráfego intenso, vias usadas para longas distâncias, polos de atração de tráfego, pontos que apresentam maiores problemas e acidentes de trânsito, pontos de ônibus e táxi, rampas, bicicletas.
Eixo temático 02 – Infraestrutura Urbana e Comunitária: Sistema de abastecimento de água, sistema de coleta de esgoto, pavimentação, drenagem, limpeza pública, iluminação pública, escolas, creches, unidades de saúde, academia ao ar livre, praças, parques, arborização urbana.
Eixo temático 03 – Temas Urbanísticos- Ambientais: Uso e ocupação do solo, loteamentos, áreas de risco, várzeas inundáveis, contaminação do subsolo, erosão, áreas de preservação ambiental e de proteção permanente, poluição, depósito de lixo, loteamentos clandestinos ou irregulares, patrimônio histórico.
Qualquer pessoa também pode participar de forma individual seja por meio digital, no site http://lorena.sp.gov.br/planodiretor, ou participando das audiências públicas presenciais que estão programadas para acontecerem até agosto deste ano.
Saiba mais sobre o Plano Diretor em http://lorena.sp.gov.br/planodiretor.