Durante três semanas, os idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) receberam alunos do curso de Enfermagem da Fatea, para Avaliação Geriátrica Ampla. Os 150 idosos foram avaliados em suas totalidades, testando suas capacidades cognitivas, o que cada um consegue realizar dentro de suas limitações.
Nesta quarta-feira, dia 16, as atividades foram encerradas com a dança sênior e palestras, tratando assuntos escolhidos pelos idosos, qualidade de vida, sexualidade e mitos de envelhecimento. A dança sênior é uma atividade socializadora própria para pessoas idosas, pois desenvolve a vida em comunhão com os outros. Ela desenvolve a autoestima ao tornam o idoso ativo e participativo, ainda que apresente limitações típicas da idade avançada.
Segundo a Fisioterapeuta do CCMI, Nara Vieira, o movimento estimula a mobilidade das articulações, proporcionando melhor coordenação motora e estimulando a capacidade cognitiva, evitando as perdas por desuso, permitindo a manutenção da capacidade mental.
Os resultados da Avaliação Geriátrica Ampla ainda serão compilados pelos alunos, mas a professora de Saúde do Idoso da Fatea, Claudia Araújo, já avalia a capacidade cognitiva dos idosos do CCMI como boa. “Nós avaliamos todos de um modo geral como sendo idosos muito independentes, isso é uma consequência das atividades realizadas no CCMI. O trabalho do centro é excelente, por isso procuramos estar aqui nessa parceria”, conta Claudia.