A campanha de vacinação contra Poliomelite continua até o dia 31 de agosto em todas as Unidades de Saúde de Lorena. Devem ser vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos.
Seguindo recomendação do Ministério da Saúde, a meta é imunizar 95% das 5151 crianças que se enquadram no grupo de risco. Além da dose contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico.
No dia “D” de vacinação, data que marcou o início da campanha, a imunização atingiu 25,22% do público-alvo. A menor taxa de cobertura até o momento corresponde as crianças de 1 ano (20,83%).
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Conforme o calendário vacinal, é rotina a criança visitar a sala de vacina aos 15 meses (1 ano e três meses), e receber a vacina contra a paralisia infantil (gotinha). Sendo assim, subentende-se que a criança já foi vacinada, porém, não é este o raciocínio correto.
Toda campanha de vacinação contra poliomielite é indiscriminada para crianças de 6 meses a menores que 5 anos. Por isso, deve-se apresentar a carteirinha de vacinação para que o profissional avalie se existe alguma vacina em atraso e realize a atualização dessas doses e se necessário, a criança receberá além da vacina contra a poliomielite, as vacinas que estavam atrasadas, que também estão incluídas na campanha de vacinação.
Até o final do período da campanha, Lorena contará com 16 equipes fixas, sendo 10 equipes de Estratégia Saúde da Família e 06 equipes de Unidades Básicas de Saúde.
Confira os postos fixos para vacinação no período da campanha (das 8 às 17 horas):
ESF Ponte Nova
ESF Cabelinha
ESF São Roque
ESF Santo Antonio
ESF Comerciários
ESF Olaria
ESF Parque das Rodovias
ESF Jardim Novo Horizonte
ESF Horto
ESF Vila Brito
UBS Cecap
UBS Industrial
UBS Bairro da Cruz
UBS Vila Nunes
UBS Santa Lucrécia
UBS Sertão Velho