Prevista para acabar nesta segunda-feira (31), a campanha de vacinação contra poliomelite foi prorrogada até 10 de setembro.
A expectativa era vacinar 95% dos meninos e meninas entre 6 meses e 5 anos, mas apenas 8% dos municípios do estado de São Paulo atingiram a meta.
Em Lorena, a cobertura vacinal atingiu 68,16% do público-alvo. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. As crianças que forem se vacinar contra pólio poderão receber outras vacinas para atualizar suas cadernetas de vacinação, entre elas a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
Toda campanha de vacinação contra poliomielite é indiscriminada para crianças de 6 meses a menores que 5 anos. Por isso, deve-se apresentar a carteirinha de vacinação para que o profissional avalie se existe alguma vacina em atraso e realize a atualização dessas doses e se necessário, a criança receberá além da vacina contra a poliomielite, as vacinas que estavam atrasadas, que também estão incluídas na campanha de vacinação.
Até o final do período da campanha, Lorena contará com 16 equipes fixas, sendo 10 equipes de Estratégia Saúde da Família e 06 equipes de Unidades Básicas de Saúde.