Os trabalhos do Executivo junto aos comitês de coordenação para elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos de Lorena não param.
Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, houve uma reunião para definir estratégias de mobilização e participação social da comunidade nas etapas de elaboração do Plano.
Na ocasião, foi aprovado pelos comitês o relatório de definição das estratégias de mobilização e participação social, como por exemplo, a fixação dos atores que estarão envolvidos no processo de construção, locais para realização de oficinas com a comunidade e formas de divulgação das atividades.
Para o secretário de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, é essencial a participação da comunidade com sugestões nesta etapa do processo.
“É de suma importância a participação da comunidade com sugestões para consolidarmos um Plano Municipal de Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos que possa ser cumprido na íntegra e que esteja dentro da realidade da nossa cidade”, ressalta Portugal.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, conforme preconiza a Lei Federal 12.305/2010. O município que não tiver o plano, poderá sofrer sanções,como a proibição de não receber recursos federais e estaduais para investimentos na área.