Nesta terça-feira, 29 de março, a Secretaria de Meio Ambiente promoverá a I Oficina sobre a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento será realizado na Casa da Cultura, a partir das 13h30, e é aberto ao público.
As oficinas fazem parte de uma etapa importante no processo de elaboração do Plano. Ao participar, a população pode discutir as propostas e pensar em possíveis soluções que garantam a qualidade do serviços referentes ao manejo dos resíduos sólidos no município.
O convite é aberto à população e aos setores industriais, caçambeiros, setores da construção civil, cooperativas, associações e todos os geradores de resíduos.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12305/2010, determina que os municípios devam planejar o manejo dos resíduos sólidos através da elaboração de seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
O PMGIRS é instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla as diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável dos resíduos sólidos. Ele deverá apresentar o diagnóstico da situação atual do sistema assim como as diretrizes, programas, projetos e ações para um horizonte de 20 anos. A responsabilidade de elaboração e implantação do PMGIRS é da Prefeitura Municipal de Lorena, que deverá elaborá-lo com a participação da sociedade civil organizada.