Começou nesta semana a capacitação de profissionais da Rede Municipal de Educação para prevenção da gripe H1N1. O treinamento está sendo ministrado pela equipe de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde.
O treinamento terá duas etapas. Nesta primeira fase, o treinamento é voltado para equipes de orientadores pedagógicos da rede municipal. O próximo passo será a multiplicação do conhecimento adquirido aos professores.
O objetivo é orientar gestores e professores sobre as medidas de prevenção do Vírus Influenza, suas causas e sintomas. Os professores trabalharão o tema em sala de aula, a fim de difundir a informação junto às famílias.
A ação é uma medida preventiva para evitar a propagação da doença. É importante ressaltar que Lorena não registra casos confirmados da gripe.
Campanha de vacinação começa dia 30 de abril
Entre os dias 30 de abril e 20 de maio, será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza. A vacina protege contra a gripe e contra os três tipos de vírus em circulação, incluindo o H1N1.
O Dia D da campanha será em 30 de abril, com vacinação em todas Unidades de Saúde. A campanha atenderá o mesmo grupo de risco das vacinações anteriores, definido pelo Ministério da Saúde: idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a menores de 5 anos e pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, cardiopatia, nefropatia, neuropatia, imunodeprimidos).
Recomendações
Com a gripe chegando mais cedo este ano no estado de São Paulo e com muitos casos do tipo mais grave, o H1N1, incluindo mais de 20 mortes, algumas recomendações podem fazer a diferença na prevenção da Influenza A.
Como se prevenir:
– Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.
– Evitar locais com aglomeração de pessoas.
– Mantenha os ambientes ventilados.
– Evitar o contato direto com pessoas doentes.
– Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
– Evitar tocar olhos, nariz ou boca.