A implantação da nova Guarda Civil Municipal (GCM) está em seu processo final. Os novos profissionais começarão a atuar até o início de 2017, e terão a missão de proteger vidas, com direito a porte de arma, e não apenas patrimônios, como antes.
Além disso poderão atuar em conjunto com órgãos de segurança pública, agindo em situações de conflito, por exemplo, e terão a possibilidade de colaborar com órgãos de trânsito, estaduais ou municipais.
A fase do curso de formação também é de caráter eliminatório e envolverá cerca de 800 horas, entre aulas teóricas com conteúdo como legislação, trânsito, atividades da polícia comunitária, e aulas práticas, que englobam atividades como defesa pessoal e condicionamento físico.
As aulas estão sendo realizadas pela empresa especializada Lato Sensu, que têm foco na formação dos aprovados em concursos públicos para o cargo de Guardas Civis Municipais, bem como, na formação continuada desse agentes visando seu aperfeiçoamento e o aprendizado de novas e melhores práticas profissionais. O Curso foi elaborado numa perspectiva de ação comunitária e preventiva, baseando-se na adequação da Matriz Curricular Nacional para a Formação das Guardas Municipais, feita pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), e na experiência do ILS e ICSH na formação de Gestores em Segurança Pública e Privada e em Especialistas em Segurança Pública e Direitos Humanos.
Os 22 alunos já passaram por concurso público, TAF, investigação pessoal e psicotécnico. O curso teórico ocorre três vezes por semana no CIEJAP Milton Ballerini, as aulas práticas acontecem no CSU e o curso de tiro será realizado nas dependências do 5ºBIL.