A bicicleta, como meio de transporte, é uma crescente nas cidades brasileiras, principalmente por surgir como solução inteligente e sustentável para o excesso de veículos e congestionamento. Em sintonia com essa nova realidade do país, Lorena, que possui o maior número de bicicletas por habitantes no país, tem investido na implantação de ciclofaixas, vias exclusivas para esse meio de transporte.
A partir de 03 de abril, terá início a implantação de uma nova ciclofaixa que fará a ligação da região central com o bairro Vila Nunes. Serão aproximadamente 1,6 quilômetros de ciclofaixa, com rota pelas ruas Major Oliveira Borges, Praça Marechal Mallet, Avenida Marechal Teixeira Lott e Rua Eugênio Campos.
Como ficará o estacionamento de veículos na região?
– Rua Major Oliveira Borges: Será mantido o estacionamento em apenas um lado da via;
– Avenida Mal. Teixeira Lott: A partir do Clube comercial até a Rua 16, não haverá mais estacionamento;
– Rua Eugênio Campos: Será mantido estacionamento em apenas um lado da via, que passa a ter sentido único de fluxo de veículos.
– Praça Mal. Mallet: Em um trecho de 180 metros, a ciclofaixa passará sobre a praça. A pista será sinalizada no piso e o espaço passa então a ser compartilhado entre ciclistas e pedestres. A opção pelo trajeto da praça foi para evitar áreas conflituosas e de trechos estreitos como a Rua José Machado Coelho de Castro e rotatória do Clube Comercial, garantindo maior segurança ao ciclista. O trecho da Rua 16 até o Clube Comercial continuará sendo mão dupla para os veículos.
Obs.: Todos os Trechos serão sinalizados por tachões refletivos, além da sinalização padrão horizontal e vertical. O tempo previsto para execução da obra é de dois meses, com investimento de pouco mais de R$200 mil.
Somados os projetos das ciclofaixas Centro-Vila Nunes e Avenida São José, e as obras já concluídas das Avenidas Targino Vilela Nunes e Marechal Argolo, Lorena vai contar com mais de cinco quilômetros de ciclofaixas.