A Prefeitura de Lorena por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes participará do “Maio Amarelo”, movimento mundial que acontece em vários países para incentivar a convivência entre os modais (meios de transportes) e conscientizar a todos sobre a importância de reduzir os índices de mortos e feridos em acidentes no trânsito. A ONU (Organização das Nações Unidas), em 11 de maio de 2011 definiu o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Daí surgiu o Maio Amarelo, maio passou a ser o mês de referência mundial para discutir ações para tornar o trânsito menos violento e mais seguro. A cor amarela foi adotada para marcar esse mês em referencia ao semáforo onde a cor amarela significa “atenção”. A ideia é criar um mês para que todos tenham mais “atenção no trânsito e mais atenção à vida” Mostrar qual a importância das melhores escolhas que fazemos no trânsito, daí o tema central deste ano “Minha escolha faz a diferença”.
Para o Secretário de Trânsito e Transportes, Marcos da Silva Ramos, o Maio Amarelo é um momento de mobilização de ações conjuntas para alertar quanto à necessidade da redução de acidentes e conscientização da população sobre respeito às regras e à legislação no trânsito. “Esse movimento vem de encontro ao momento de reestruturação e reorganização do trânsito da cidade de Lorena e que muitas vezes, trás desconforto e insatisfação de alguns cidadãos, mas são mudanças necessárias para o desenvolvimento e melhor fluxo de transito na cidade de Lorena”. Disse.
Em Lorena, serão programadas várias atividades voltadas ao pedestre, ciclistas e motoristas, Nossos agentes de trânsito estarão distribuindo o laço amarelo, símbolo da campanha maio amarelo e estarão a disposição da população para orientar e informar sobre o trânsito de Lorena. Estas ações serão divulgadas assim que houver o fechamento oficial pela Secretaria de Trânsito e Transportes.
O No dia 27/05 dia “D” haverá uma ação conjunta com demais secretarias municipais envolvidas, tais como: Educação, Cultura, Meio Ambiente, Segurança e outras na Praça Dr. Arnolfo Azevedo – Centro das 9 às 14h para o fechamento do movimento maio amarelo.