(Fotos: Cláudio Ribeiro)
Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS’’, Lorena realizou a XI Conferência Municipal da Assistência Social, na última sexta-feira (28). O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a SADS, com o objetivo de discutir as diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social – SUAS no Município, além de elaborar também propostas para as Conferências Estadual, marcada para os dias 06, 07 e 08 de outubro em São Paulo.
O evento ocorreu no UniFatea e contou com a participação de representantes do Poder Público e da Sociedade Civil, usuários, gestores e trabalhadores da Política de Assistência Social das unidades públicas e os representantes e trabalhadores de entidades e organizações de assistência social que executam Serviços e Programas Socioassistenciais.
Presente na Conferência, a vice-prefeita Marietta Bartelega destacou a importância de dialogar sobre políticas públicas para diagnóstico e, a partir disso, elencar novas ideias e ações para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
“Pra nós, como Poder Público, a Conferência é um momento de grande importância. Graças ao diálogo entre governo municipal, trabalhadores e sociedade civil, podemos elencar as prioridades na área e definir o melhor caminho a ser traçado”, disse a vice-prefeita.
Entre os eixos abordados no evento, foram debatidos: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais. A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.
Outros segmentos também foram convidados para Conferência, como representantes de conselhos de políticas setoriais e defesa de direitos, entre outros representantes da sociedade civil e autoridades. A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Zeila Pozzatti, destacou a importância do papel dos conselhos na sociedade e, principalmente, na multiplicação de informações referentes ao tema.
“Temos uma cidade organizada e uma sociedade representada por meio dos conselho e associações. Como é gratificante contar com a presença de representantes, do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Conselho da Juventude, e claro, nossa grande parceira da realização deste evento, o Conselho Municipal de Assistência Social. Vocês são parte importante no diálogo e no relacionamento com os usuários do SUAS, conhecem a realidade e as dificuldades de cada um e são primordiais para uma melhora ainda maior no atendimento prestado”, ressaltou a Secretária.
Após a solenidade de abertura, foi realizada uma palestra com Lindamar Alves Faermann, Mestre e Doutora em Serviço Social pela PUC-SP, e professora da UNITAU. Em seguida, foram abertos os grupos de discussões de definidos os dois representantes de Lorena para a Conferência Estadual de Assistência Social e seus titulares. São eles:
Poder Público – Marcela Vasconcelos (Titular)
Helena Paiva Silvério (Suplente)
Sociedade Civil Organizada – Karina Lúcia da Silva Júlio Monteiro (Titular)
Maria Auxiliadora Ângela Conzença (Suplente)
Confira mais fotos do evento: