Saúde realiza capacitação sobre álcool e drogas para equipes da Atenção Básica

(Fotos: Cláudio Ribeiro)

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de álcool no Brasil é 40% maior que a média mundial. Além disso, o aumento do acesso de adolescentes e jovens às drogas e álcool é uma realidade no país.

Em Lorena, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma importante capacitação para médicos, enfermeiros, dentistas e psicólogos. Com o tema “Álcool e outras Drogas no contexto da Atenção Básica”, a atividade aconteceu nos dias 04 e 11 de agosto no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e envolveu profissionais das Unidades de Saúde, tendo em vista que a Atenção Básica é a porta de entrada da população na Rede Municipal.

O objetivo da capacitação foi sensibilizar as equipes de atendimento sobre a abordagem de pessoas usuárias de álcool e drogas, já que esta é uma questão que se apresenta no cotidiano das unidades, tornando assim necessária a discussão e instrumentalização entre as equipes de saúde.

O evento contou com o apoio das equipes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Lorena (COMAD), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e coordenação da Atenção Básica, As palestras foram ministradas por profissionais da Rede Municipal, são eles: Elisete Tavares Mota S. Fontanini /psicologa (Coordenadora do CAPS), Valdemir Vieira (enfermeiro do CAPS) e Carmem Lúcia dos Santos (assistente social do CAPS).

20170811_101605