Fotos: Cláudio Ribeiro
Inserir por meio da educação uma nova mentalidade em relação ao uso dos recursos oferecidos pela natureza. Este foi um dos objetivos do IV Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul, evento que reuniu cerca de 200 educadores de Lorena e região, no UNISAL, na última terça-feira (26).
Com o tema “Ser Ambiental… Ser Integral”, o Encontro foi organizado em uma parceria da Prefeitura de Lorena(Educação e Meio Ambiente), Comitê das bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS), Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilidade Social (CBH-SP/CTEAMS) e Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).
Para o secretário Municipal de Meio Ambiente, Willinilton Portugal, o balanço das atividades foi positivo e a grande participação de educadores das redes Municipal, Estadual e Particular fez com que o objetivo do evento fosse alcançado. “O intuito deste evento é oferecer nas redes educacionais a temática que envolve mudanças de atitudes e preservação dos nossos recursos hídricos, nascentes, afluentes e também as áreas de mata. A mentalidade do cidadão tem que mudar neste aspecto e a educação é nossa maior ferramenta na busca por esse objetivo. Ter esta atividade reconhecida pelas Delegacias de Ensino que inclusive liberaram a participação dos professores da Rede Estadual, é um grande avanço e mostra que estamos no caminho certo”, disse Portugal.
Na cerimônia de abertura do evento, a vice-prefeita Marietta Bartelega destacou a importância deste tema para garantia das futuras gerações. “Temos que traçar caminhos para garantir a preservação e recuperação das nossas riquezas naturais e este é o momento de plantarmos a semente da sustentabilidade para as próximas gerações. Como Poder Público, estamos trabalhando de forma responsável e consciente para o avanço de ações a atitudes ambientalmente corretas”, ressaltou Marietta.
Dentro da programação do IV Encontro de Educadores em Defesa do Rio Paraíba do Sul, os inscritos participaram de oficinas gratuitas com consultores e ambientalistas da região sobre Permacultura na Escola, Compostagem Doméstica, Recuperação Florestal e Construção de Mini Viveiro de Mudas, Oficina de Papel Reciclado, Rede de Pluviômetros Artesanais no Monitoramento de Áreas de Riscos de Desastres Socioambientais, Como Produzir Alimentos Saudáveis em Casa, Trilha Interpretativa, Ecocriatividade, Agrofloresta e Permacultura: A Natureza como Ambiente de Ensino Interdisciplinar.
Também participaram do evento, o secretário de Educação Júlio Brebal, coordenador da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilidade Social Duva Leonardo Steck Brunelli, o diretor do CBH-PS Fabrício César Gomes, Euni Vieira do UNISAL, banda do 5ºBIL (abertura), Secretaria de Cultura e Turismo com apresentação musical do Projeto Guri (encerramento).